Juazeiro do Norte (CE): Procissão e corrida enchem ruas em homenagem a Padre Cícero

As homenagens a Padre Cícero, no dia de celebração dos 169 anos de seu nascimento, movimentaram o município. No período da tarde, a comunidade católica fez festa para o ilustre aniversariante e reuniu-se durante a Procissão das Flores, que neste ano, completou 60 anos de realização.

Em caminhada, jovens, adultos, idosos, além de membros das pastorais e das irmandades do Sagrado Coração de Jesus e do Santíssimo seguiram do Bairro dos Franciscanos até a Capela do Socorro, onde está o túmulo o Padre Cícero. O ato, que já é tradicional entre os devotos, é organizado pela Sociedade Padre Cícero, também em homenagem ao nascimento do religioso.

Todo o percurso foi animado por cânticos religiosos, como "Viva meu Padim" e "Nossa Senhora", tocados pelas bandas de música e fanfarras. Já os grupos de tradição popular ressaltaram a cultura local, através do simbolismo dos reisados. De acordo com o prefeito do Município, Raimundo Macedo, a procissão é uma manifestação de gratidão ao filho mais importante da cidade.

Para ele, o Padre Cícero Romão foi o principal mentor e responsável pelas transformações econômicas, sociais e políticas que ocorreram no município, além de ter evidenciado o nome do Juazeiro do Norte e a religiosidade para todo o País.

"Foi o Padre Cícero que, com certeza, deu o ponta pé inicial para Juazeiro se tornar essa grande cidade. Ele que, baseado no tripé da Fé, oração e Trabalho acolheu todas os nordestinos. Hoje, a gente fica muito feliz em homenageá-lo", afirma.

A novidade deste ano foi a renovação do Sagrado Coração de Jesus, que aconteceu no Largo do Socorro. A benção foi dada pelo padre Joaquim.

Competição
Em uma manhã de pouco sol e muitas nuvens, ontem, foi dada a largada para a 31ª edição da Corrida Padre Cícero. O evento acontece anualmente em homenagem ao fundador de Juazeiro do Norte, Cícero Romão Batista, que neste ano, se estivesse vivo, completaria 169 anos.

A prova já entrou para a programação das atividades esportivas da região e após ser inserida no calendário oficial da Federação Cearense de Atletismo (FCA) tornou-se uma etapa para os corredores que pretendem pontuar e participar de outras corridas de rua nacionalmente conhecidas, como a São Silvestre, realizada em São Paulo (SP). O evento foi organizado pelas Secretarias de Esporte e Juventude das cidades de Crato e Juazeiro do Norte.

De acordo com Antônio Ferreira, secretário de Esportes e Juventude de Juazeiro do Norte, o evento é uma forma de reconhecer a importância das contribuições dadas pelo Padre Cícero para o desenvolvimento da região. "Nesta data, a gente lembra que as ações do Padim foram fundamentais para o crescimento e progresso do Cariri. As colaborações merecem nossa homenagem", assegura.

Primeira senadora
Por grande influência política e social, outra homenageada foi Alacoque Bezerra. Ela foi a primeira senadora do Ceará e era considerada a "madrinha" da cidade fundada por Cícero.

Em Crato, na Praça da Sé, logo nas primeiras horas do dia era possível encontrar corredores preparando-se para a largada, alguns foram acompanhados de seus apoiadores e familiares, outros chegaram em grupos de amigos. Com mais de 1.300 inscritos, a edição da Corrida Padre Cícero bateu recorde de participantes. Eles percorreram 15 km, menos da metade de uma maratona, entre as cidades de Crato e Juazeiro, local da chegada. Em vários pontos do caminho, já dispersos, encontraram apoio dos torcedores que, com água, os auxiliaram a manter a temperatura do corpo em um nível ideal. Toda a prova foi monitorada por dois árbitros da FCA.

Entre atletas profissionais e amadores, alguns obtiveram destaque. Um deles - o pernambucano Marcos Antônio Pereira, que já venceu a mesma prova por cinco vezes -, nesta edição, novamente, chegou em primeiro na elite geral. Mas, ainda houve aqueles que para chamar a atenção apostaram no bom humor, ousaram na montagem de fantasias e correram caracterizados de super-heróis e de sanfoneiros. A prova teve início às 8 horas, nos três pontos de largada.

A categoria feminina partiu da chamada Rotatória da Petrobras na direção da Praça Padre Cícero representando 10 km. Neste grupo, a vencedora da elite geral foi Mirian Farias, do Município de Garanhuns (PE). Já crianças e as pessoas com algum tipo de necessidade especial saíram da Praça da Prefeitura.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis