Crato (CE): Estudantes participam de Mostra Nacional de Vídeos

Um público formado por mais de 200 alunos de escolas da rede pública de ensino do Crato conferiu a I Mostra Nacional de Vídeos, Intervenções e Performances (Mostra IP). O evento, que foi realizado pelo Programa de Interferência Ambiental (Pia), aconteceu entre os dias 17 e 18 na cidade e teve a participação de artistas e grupos coletivos de dez Estados brasileiros. Ao todo, 27 trabalhos foram apresentados. Tendo como base a especialidade didática, agora, as produções serão disponibilizados por meio de uma plataforma virtual com intuito de servir como instrumento pedagógico e de pesquisa para professores e estudantes de arte.

A Mostra-IP discutiu temas relacionados com a sexualidade, utilização dos espaços públicos, poéticas estéticas, a relação entre arte e o público, os processos de produção e a virtualidade.

Entre os vídeos inscritos, os selecionados foram os que mais se aproximaram da temática central, sem a análise de como foram elaborados e editados. A proposta criou um registro dos trabalhos idealizados em diversas regiões do País. O diferencial da Mostra IP está exatamente na junção dos vídeos sobre as performances, o que ainda não é comum no Brasil. A preocupação é garantir um acervo virtual que possa viabilizar o ensino da arte contemporânea e revelar os diferenciados processos estéticos e artísticos utilizados na atualidade. O caráter efêmero das ações performáticas deixou de ser classificado dessa forma a partir do momento que passou a ser retratado nos vídeos. Com os arquivos, os artistas estão tendo a possibilidade de repensarem suas produções.

Além dos trabalhos vindos do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Goiás, Amapá e Minas Gerais, o Ceará exibiu as produções de grupos de Crato e Fortaleza. Da região do Cariri, o Laboratório de Estudos Vivencias e Experimentos (Leve), em parceria com o Coletivo Camaradas, mostrou resultados das intervenções e performances produzidas, ao longo do ano de 2011, por alunos do ensino médio de escolas locais, além dos experimentos acadêmicos dos estudantes dos cursos de teatro e artes visuais da Universidade Regional do Cariri (Urca). Já os registros da Capital foram indicados individualmente pelos artistas.

Para o idealizador da Mostra IP, Alexandre Lucas, a importância dos debates está relacionada com a ampla aproximação dos produtores de arte. "Essa mostra propicia o reconhecimento das ações efêmeras e contemporâneas que estão relacionadas às novas formas de fazer e pensar a arte. A gente pretende ir além e possibilitar o intercâmbio entre os artistas", revela.

Ele destaca ainda que esse tipo de fazer artístico tem uma ligação muito forte com o registro fotográfico e audiovisual, tendo em vista que é a partir do registro que é possível tornar o trabalho discutido e conhecido.

A expectativa é que, após a Mostra-IP, haja uma conexão virtual entre produtores de arte e grupos de artistas. Para a próxima edição, que deverá acontecer em 2013, já estão sendo planejados debates sobre as performances e intervenções. O termo intervenção é bastante utilizado por geógrafos e urbanistas quando querem definir as ações de interferências nos espaços públicos, com o desígnio de provocar uma relação com a plateia.

Nas artes, a palavra é representada pelas ações simbólicas que visam rediscutir esses ambientes e as questões sociais a eles interligadas. As performances usam o corpo como elemento central com o intuito de dar suporte ao trabalho, deixando de lado a expressão.

A Mostra-IP foi marcada pela diversidade das produções. Os vídeos foram elaborados a partir das necessidades estruturais das cidades que onde aconteceram gravações, da ocupação criativa dos espaços públicos, demarcação de terras no Brasil, entre outras iniciativas.

As escolas que enviaram seus estudantes receberam um kit de arte composto por livro, documentário, cordéis, postais e vídeos. O evento teve a parceria da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e  Pró-Reitoria de Extensão da URCA, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Coletivo Camaradas.

O Pia é uma rede nacional que reúne artistas e coletivos de arte, com a proposta de desenvolver ações no campo das intervenções urbanas, arte e processos. O programa promove a discussão sobre políticas públicas para a cultura. O Cariri já mantém o diálogo entre os produtores regionais. Os vídeos apresentados na Mostra-IP serão posteriormente disponibilizados pelo blog: Mostraip.blogspot.com.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis