Juazeiro do Norte (CE): Romaria de Natal aquece comércio

Começa a movimentação para a Romaria de Natal neste município. Desde o último fim de semana que dezenas de ônibus e caminhões com romeiros e turistas de várias cidades do Nordeste e do País chegam em Juazeiro. A partir da próxima quinta-feira, na missa tradicional do último dia 20 do ano, milhares de romeiros participam da celebração, na Praça do Socorro, e continuam na cidade até o Natal.

Comerciantes informais apostam em um aumento de 30% das vendas de lembrancinhas religiosas e outros setores como confecções e calçados. A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo e Romaria é receber na cidade, até o dia 6 de janeiro, cerca de 100 mil pessoas.

Mesmo com a visitação dispersa por conta do período de férias, turistas aproveitam o momento e também o ganho a mais do 13º salário para visitar a terra do Padre Cícero.

Os ranchos e hotéis já recebem grande quantidade de pessoas. Para o próximo fim de semana, as reservas estão esgotadas em alguns estabelecimentos. Os vendedores informais estão instalados em áreas nas proximidades da matriz e também na rua São José para atender os visitantes. Mas, já no dia de ontem, para muitos, a movimentação ainda estava começando.

Mesmo sem a cidade estar ornamentada para o receptivo este ano, serão reforçados os serviços principalmente na área de segurança, segundo o secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos. Ele afirma que, em virtude da transição de governo, não haverá um plano de ação direto para atuação na romaria, como acontece nas principais festas do ano, mas destaca a importância de um receptivo maior para este período, principalmente em locais estratégicos e com a presença de agentes. O secretário aponta espaços como o aeroporto e a rodoviária, além da Praça Padre Cícero, onde antes acontecia a Missa do Galo.

De acordo com José Carlos, um dos aspectos diferenciados desta romaria é o poder aquisitivo maior dos romeiros, que escolhem o fim do ano para ficar em Juazeiro. Por conta disso, ressalta ele, há um bom reflexo na economia da cidade, que se torna mais aquecida. Além do setor hoteleiro, os restaurantes têm um bom retorno nesta época. "As pessoas também vêm passar o Natal com os seus familiares e aproveitam para fazer uma visita a Juazeiro", diz ele. São visitantes, principalmente, dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

A Missa do Galo, às 22 horas, na Basílica de Nossa Senhora das Dores, é também uma tradição. Por conta da dispersão das pessoas na praça, voltou a acontecer na Igreja Matriz da cidade. Este ano, espaços do Roteiro da Fé, a Praça do Marco Zero e o estacionamento dos ônibus e caminhões fretados pelos romeiros não serão inaugurados. Cerca de 85% a 90% das obras serão entregues já prontas para a próxima administração, conforme José Carlos, e deverão ser entregues ainda no primeiro semestre do próximo ano. A Praça do Socorro foi um dos espaços do Roteiro da Fé. O projeto contemplou o maior número de edificações, além dos calçamentos em piso intertravado, iluminação e sinalização turística.

No local, foi construída uma capela mortuária com o palco para as celebrações. Mas, mesmo assim, as missas continuam ocorrendo no lugar, com o calçamento concluído, de frente à Capela do Socorro. Na área próxima ao Memorial Padre Cícero, que faz parte do complexo, estão sendo finalizados os trabalhos. José Carlos destaca que essas foram conquistas importantes dos últimos anos. Possibilitarão uma infraestrutura melhor de receptivo, além fortalecimento da memória histórica da cidade, com o lançamento de 22 livros e dos 100 títulos de cordéis, desde os clássicos aos novos poetas.

"Outro aspecto importante é a reorganização dos espaços urbanos, com a retirada de centenas de vendedores das ruas e transferência para o Mercado dos Romeiros", destaca ele.

Oportunidade
Para a vendedora de lembranças religiosas, Emanuela Anselmo dos Santos, a visitação de romeiros neste fim de ano é uma grande oportunidade de entrar 2013 com o comércio capitalizado. Ela calcula que as vendas aumentam em torno de 30%. As tradicionais lapinhas em gesso são um dos produtos em destaque na sua banca.

Há tamanhos para todos os gostos e possibilidades financeiras, que vão de R$ 40,00 a R$ 160,00. Já a comerciante de confecções, outro segmento em alta neste período do ano, Francisca Zuleide de Alencar, espera a melhora nas vendas a partir do dia 20. "Estamos ainda na expectativa", aposta.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis