Morada Nova (CE): Defensoria acusa PMs por agressão a adolescentes

Pelo menos quatro pessoas, entre elas três adolescentes, teriam sido vítimas de arbitrariedades praticadas, em Morada Nova, por policiais do Comando Tático Rural (Cotar), força lançada em abril deste ano pelo Governo do Estado para reforçar a vigilância e o combate ao crime no Interior.

Exames de corpo de delito, registrados no último dia 10, mostram lesões corporais em J. H. R. S., de 16 anos, e em J. L. C. S., de 17 anos. Eles teriam sofrido a abordagem violenta sob acusação de tentativa de homicídio, segundo informação da Defensoria Pública da comarca, que deve abrir processo por lesão corporal.

À procura de armas, policiais do Cotar teriam retirado de casa o adolescente de 17 anos e levado o jovem a uma residência onde teriam usado recursos como afogá-lo numa bacia com água e sacola plástica para sufocar. A denúncia foi coletada pela Defensoria e teria ocorrido no último dia 18. Ainda de acordo com a Defensoria, os dois casos aconteceram sem mandados judiciais.

Na última quarta-feira, 19, outra ação teria se revertido em uma pessoa agredida. Em bar da região, policiais revistaram clientes do estabelecimento também em busca por armas de fogo. Um deles teria se recusado a abandonar o bar após exigência policial. Os oficiais teriam reagido agressivamente, causando lesão corporal grave num dos fregueses do lugar, ainda de acordo com a Defensoria Pública. Ele permanecia preso até a tarde de ontem.

O comandante do Cotar, capitão Alexandre Rodrigues, nega que tenha havido qualquer agressão a adolescentes. Sobre o incidente esta semana, ele afirma que os policiais estavam se defendendo de ataques sofridos. De acordo com Rodrigues, um tenente, que estava na operação, teve a mão cortada por copo arremessado contra ele; outro capitão teria ainda sido atingido por golpes no rosto.

Rodrigues qualificou de “ridículas” denúncias contra o trabalho do Cotar na cidade. “Quando começamos a intensificar as ações, em setembro, caiu de 15 homicídios por mês para um”, afirma. O objetivo é acabar com o tráfico de drogas e a venda de armas que, segundo ele, seriam frequentes na região.

Entenda a notícia
Há denúncias de que abusos policiais em Morada Nova teriam atingido três menores ao longo do mês de dezembro e o frequentador de um bar. A região é considerada violenta com altos índices de homicídio.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis