Febre aftosa: Ceará intensifica barreiras sanitárias com RN e PB

Desde a implantação das barreiras sanitárias nas fronteiras do Ceará para impedir a entrada de animais, produtos e subprodutos de origem animal vindos do Rio Grande do Norte e Paraíba, já foram apreendidos 17 carcaças de bovinos, duas de suínos e dois mil quilos de queijo. Por não atender às recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no que diz respeito à febre aftosa, esses Estados vizinhos são classificados como zonas de alto risco da doença.

A informação sobre as apreensões foi repassada, na manhã de ontem, pelo presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Augusto Júnior, que esteve presente na coletiva de imprensa realizada no auditório do Parque de Exposições César Cals, anexo à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), no bairro São Gerardo. Durante o evento, os gestores públicos divulgaram os números finais da 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa.

Índice recorde
Em todo o Ceará, foram vacinados 2,5 milhões de animais contra a doença, dentre bovinos e bubalinos (búfalos), número que corresponde a 92,64% do total de 2,7 milhões cabeças, índice recorde no Estado. A campanha começou no dia 1º de junho e foi encerrada no dia 30 do respectivo mês.

Dos 184 Municípios cearenses, 153 superaram o índice vacinal de 90%, 26 vacinaram mais de 80% do rebanho, dois (Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara) atingiram mais de 70%, e apenas três cidades (Baixio, Piquet Carneiro e Catunda) conseguiram cobertura de 100%.

De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, o rebanho do Ceará cresceu em 202.182 cabeças, do fim da última campanha de vacinação, em novembro de 2011, até junho deste ano, quando terminou a primeira campanha de 2012.

Apesar da seca que atinge os produtores rurais, esse aumento, para o secretário, está ligado à distribuição de milho a preço baixo pela Companhia Nacional de Abastecimento no Ceará (Conab/CE). "Para comprar o milho nos armazéns da Conab, os agricultores precisam mostrar os comprovantes de vacinação do rebanho. Isso fez com que eles declarassem todas as cabeças para levar uma maior quantidade do produto. Por isso, mais animais foram contabilizados", explica Nelson Martins.

Na opinião dele, a campanha de 2012 tem uma importância maior em relação às ações realizadas nos anos anteriores, já que o Ceará participa, atualmente, de concurso nacional para passar da zona de risco médio para zona livre. "O trabalho de sorologia, que está sendo feito em 142 cidades do Estado, está previsto para terminar em agosto. O resultado sai em dezembro, um mês depois do início da segunda campanha de vacinação", afirma.

O processo de sorologia do Mapa teve início no dia 2 de julho deste ano. No total, são 18 equipes envolvidas no processo. O material para a realização do procedimento está sendo coletado em 10.390 animais de 290 propriedades do Estado. São 7.055 bovinos e 3.335 pequenos ruminantes.

A vacinação é uma dos passos mais importantes para que o Ceará saia da zona de risco médio de febre aftosa, e alcance o status de zona livre com vacinação ainda em dezembro deste ano. No Nordeste, apenas Bahia e Sergipe já estão classificados como zona livre. Com o Ceará fora da zona de risco médio, será possível a abertura do comércio para outros Estados do Brasil.

Reconhecimento
Segundo Nelson Martins, a expectativa é de que o Ceará também seja reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), em maio de 2013, como uma região fora da zona de risco médio. "Estamos trabalhando para atingir, internacionalmente, o status de livre com vacinação. Provavelmente, daqui a dez anos, podemos nos tornar área livre sem vacinação", acredita o titular da SDA.

Na solenidade, Nelson Martins destacou o trabalho de parceria entre Adagri, SDA, Mapa, Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), secretários de Agricultura e prefeitos municipais, além de elogiar a cobertura da imprensa cearense no que se refere ao assunto.

Os representantes da SDA, da Adagri e os oficiais da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Comando de Policiamento do Interior aproveitaram o encontro para discutir a parceria nas atividades de barreiras, blitze e feiras agropecuária nas cidades interioranas. O trabalho foi intensificado, em maio, com oito barreiras sanitárias fixas e sete móveis nas fronteiras do Ceará com o Rio Grande do Norte e Paraíba.

Paralelo a isso, também são realizadas ações de vacinação e educação sanitária junto aos produtores pela Adagri. Atualmente, existem 126.982 propriedades rurais no Ceará. Destas, 108.434 vacinaram seus rebanhos, perfazendo um índice de cobertura vacinal de 85,39%.

Reunião
De acordo com Nelson Martins, na próxima segunda-feira, durante a reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, será discutida a liberação do crédito do Programa Emergencial para a Seca 2012, disponibilizado pelo Banco do Nordeste a agricultores por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Conforme o secretário, os empréstimos variam entre R$ 12 mil e R$ 100 mil. "Os agricultores terão até três anos para pagar, com juros de apenas 0,5% ao ano", lembra.

Mais informações
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA)
Av. Bezerra de Menezes, 1820
São Gerardo - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101.8002

RAONE SARAIVA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis