Barbalha lidera lista de municípios do Brasil com mais mortes de jovens por acidente de trânsito

Três em cada 10 crianças e adolescentes morrem em acidentes de trânsito no País. Barbalha é o município brasileiro onde há mais óbitos dessa natureza, proporcionalmente. A cidade do Cariri lidera o ranking de 100 municípios do Brasil, com 20 mil crianças e adolescentes ou mais residentes, com as maiores taxas de mortalidade com acidentes de transporte.

Os dados são da pesquisa intitulada "Mapa da Violência 2012 - Crianças e Adolescentes do Brasil", realizada pelo coordenador da área de estudos sobre a violência, Júlio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Flacso Brasil.

Ao todo, são seis os municípios cearenses que figuram no ranking dos 100 mais dessa triste estatística. Além de Barbalha, que ocupa o topo da lista, também figuram Sobral (8º), Russas (25º), Icó (53º), Tianguá (75º) e Acaraú (80º).

Imprudência
 Segundo o relações públicas da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), tenente Kildare Vasconcelos, não é apenas o aumento diário no número de veículos transitando no Estado que multiplica a quantidade de ocorrências. Para ele, a forma imprudente de condução e as condições dos veículos estão entre as principais causas dessas mortes. "Existe um percentual considerável de pessoas guiando sem habilitação. No caso dos motociclistas, sem usar capacete. Também há veículos em situação irregular, com algum problema técnico ou de documentação. Essa combinação é realmente perigosa", afirma.

Falta de fiscalização
Segundo o tenente Kildare, outro aspecto importante é a falta de fiscalização nos municípios. "Poucos, no Ceará, têm um órgão de fiscalização na cidade, ou seja, um Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Isso facilita que ocorram mais acidentes de um forma geral, e mais acidentes com crianças e adolescentes", confirma, ressaltando que o trabalho da PRE se restringe às rodovias estaduais.

Conforme o Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE), 53 municípios do Estado possuem órgão próprio de fiscalização de trânsito. Além disso, há solicitações em andamento para ampliar esse número. Contudo, o assessor de comunicação do Detran-CE, Paulo Ernesto Serpa reconhece ainda ser um número pequeno de Demutrans. "Em 2007, eram 47 órgãos. Abriram mais seis nos últimos anos. É verdade que é insuficiente, porém, mesmo assim, o Ceará é um dos estados com maior número de Demutrans do País", conta.

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis