Aftosa: Vacinação de rebanho supera os 90%, diz governo

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Ceará superou a expectativa dos próprios organizadores. Segundo dados do setor, mais de 90% dos rebanhos bovinos e bubalinos (búfalos), que era a meta estabelecida, foram imunizados.

As informações são da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). A campanha, realizada durante o dia 1º e 30 do mês de junho, deverá ser detalhada hoje pela manhã, em coletiva de imprensa na sede da SDA.

Com o objetivo atingido, o Governo espera agora que o Ceará saia da zona de risco médio e alcance o status de livre, em relação à doença. Dos 184 municípios do Estado, mais de 90 superaram o índice de 90%.

Estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com base em parâmetros internacionais, a classificação de zonas de risco tem impacto direto nas relações de mercado.

No esforço de melhorar a performance do setor agrário, a SDA, a Adagri e oficiais da Polícia Rodoviária Estadual e do Comando de Policiamento do Interior discutirão estratégias de parceria.

Entre as atividades estão a realização de barreiras, blitz e feiras agropecuárias no Interior do Estado. Fazem ainda parte das iniciativas a contratação de novos servidores, através de concurso público.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis