Petrobras eleva gasolina na refinaria para maior valor em mais de 5 meses

A Petrobras anunciou que vai aumentar o preço médio da gasolina em suas refinarias em 5,6% a partir desta sexta-feira, 5, para 1,9354 real por litro. É o maior valor desde 30 de outubro do ano passado. A estatal manteve o preço do diesel, em 2,1432, segundo dados publicados no site da companhia.

Com o reajuste a ser aplicado nesta sexta-feira, a alta do preço do combustível nas refinarias da Petrobras é de 28,3% no acumulado deste ano, segundo dados da estatal.

O reajuste foi anunciado após a companhia ter mantido o valor estável da gasolina desde 19 de março, na maior série sem alteração de preço desde que a empresa anunciou em setembro do ano passado uma política de hedge, que permite manutenções de valores nas refinarias por um período de 15 dias sem que haja eventualmente perdas.

A política busca evitar perdas em um período em que os preços internacionais do petróleo passam por fortes oscilações, sem necessariamente repassá-las aos clientes. O barril do tipo Brent tem apresentado alta neste ano e atingiu, nesta quinta-feira, 70 dólares por barril, o maior valor desde novembro.

A estatal informa que sua política de preços busca a paridade de importação, tendo como referência indicadores internacionais como câmbio e petróleo, em busca de rentabilidade.

No caso do diesel, a empresa definiu na semana passada que o preço médio seria alterado em intervalos não inferiores a 15 dias. O anúncio foi feito após o preço do diesel nas refinarias ter tocado em meados de março o maior nível desde setembro de 2018. Atualmente, o diesel é vendido a um preço médio de 2,1432 reais por litro, o mesmo valor desde 22 de março.

Impacto para o consumidor
O repasse dos preços dos combustíveis da Petrobras para a bomba depende de diversos fatores, como margens da distribuição e revenda, impostos e misturas de biocombustíveis.

Nos primeiros três meses deste ano, o preço médio da gasolina nos postos subiu 0,4%, segundo dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), enquanto nas refinarias foi registrado avanço de 21,5%. Já o diesel teve alta de 18,5%o nas refinarias, ante 3% nos postos.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis