Alimentação balanceada pode diminuir o estresse e a ansiedade

A rotina pesada do dia a dia entre trabalho, estudos e relacionamentos nem sempre permite às pessoas seguir uma alimentação saudável. A nutricionista Sandra Moura fala sobre a importância dos alimentos para garantir uma vida mais equilibrada.

Segundo a nutricionista, a boa alimentação é mais do que satisfazer a fome, pois no cardápio saudável é obrigatório o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. “A alimentação balanceada é capaz de diminuir o estresse, controlar a ansiedade, facilitar o controle de peso, auxiliar no bom humor e combater diversas doenças. Ela também favorece o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e adolescentes, diminuindo as alterações naturais do envelhecimento”, explica.

Hidratação
Nem só comer é importante. A hidratação do corpo faz parte da adoção de uma vida saudável. Uma das formas são os sucos funcionais, excelente receita para manter o a saúde e ainda colaborar com a perda de peso. "As bebidas funcionais são feitas à base de frutas, hortaliças e verduras específicas. Elas são fontes de fitoquímico e contém nutrientes como minerais e vitaminas, além de substâncias com ação medicinal. Os sucos funcionais também atuam como adstringentes, emolientes, energizantes e antioxidantes, além de regular as funções gástricas e intestinais", explica a profissional.

É importante ressaltar que cada fruta, hortaliça e verdura utilizada no preparo do suco pode oferecer benefícios diferentes. “Os resultados servem para a necessidade específica de cada organismo, como auxiliar na perda de peso, fortalecer a pele e os cabelos, dar mais energia, dentre outros resultados”, salienta a nutricionista.

Praticidade
As polpas de frutas possuem alto valor nutricional e preservam a maior parte dos nutrientes das frutas in natura. Entre os derivados é o que mais se assemelha às características nutricionais e sensoriais da fruta.A grande vantagem é que além de serem práticas, a polpa permite inúmeras combinações. É possível adicionar ao preparo o incremento de fibras como aveia, sementes de chia e linhaça. 

A nutricionista explica que se as polpas congeladas passam por um processo de armazenamento da forma correta, elas mantêm as propriedades intactas e frescas para o consumo. "Na correria do dia a dia é possível optar por algo prático e saudável. As polpas congeladas são uma excelente dica para o preparo de um suco rápido, sem abrir mão das vitaminas das frutas", explica Sandra.

Mudança gradual
Nem sempre iniciar uma dieta é algo fácil, principalmente para quem não está acostumado. Nesses casos, a dica é fazer as mudanças de forma gradual. "Isso pode ajudar a melhorar a maneira como você come a longo prazo. Comece seguindo o que for mais fácil ou mais desafiador, pois o importante é começar". 

Dicas
  • Abuse da hidratação;
  • Associe atividade física à alimentação saudável;
  • Pratique pelo menos 30 minutos de exercício físico diário;
  • Procure atividade física que dê prazer;
  • Evite comer assistindo televisão ou lendo um livro.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis