Crato (CE): Município tem maior volume de chuva do Estado

Crato teve o maior volume de Chuva, com 108 mm (Foto: Thibério César)
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, até o momento, precipitação em 154 dos 184 municípios cearenses entre as 7 horas desta quinta-feira e 7 horas de hoje (22). O maior volume foi na região do Cariri, em Crato, com 108 milímetros. Quiterianópolis, na região dos Inhamuns, teve o segundo maior volume de chuva, com 104 mm. Em Juazeiro do Norte choveu 69 mm e em Barbalha, 67 mm.

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explica que as chuvas têm sido ocasionados devido a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), fenômeno bastante comum na pré-estação, porém com intensidade que pode variar de um ano para o outro. Fritz ressalta, no entanto, que, neste ano, o VCAN têm atuado com elevada intensidade. Em 2015, o maior volume apontado durante todo o mês foi em Beberibe, quando choveu 115 mm no dia 04.

De acordo com o órgão, a previsão para hoje é de chuva no centro-sul do estado e na Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado. Para o final de semana a Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do estado.

Avenida ficou inundada, formando
grande congestionamento
Estragos
Devido as fortes chuvas, vários pontos da cidade ficaram alagados. O bairro Mirandão foi um dos mais afetados. Uma família ficou desabrigada após ter a residência invadida pelas águas. O casal e sete filhos estão abrigados no salão comunitário da Paróquia São João Batista. De acordo com a Defesa Civil do município, outras casas estão sendo monitoradas.

O gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh/Crato), Alberto Medeiros de Brito, descartou qualquer risco de enchente no canal do Rio Granjeiro, apelidado por moradores de “Canal do Medo”. “A água está correndo mas, no momento, não há risco de que ele transborde”, afirmou.

O trânsito ficou lento em várias localidades de Juazeiro do Norte. No bairro Lagoa Seca, uma avenida ficou alagada, formando grande congestionamento.

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, teve, pelo segundo dia consecutivo, voo cancelado devido às condições climáticas. No entanto, ao contrário de ontem, o terminal não foi fechado, mas está atuando com restrições, isto é,  passou a operar com ajuda de um aparelho conhecido por NDB, equipamento que transmite sinais não direcionais no espaço e que permite ao piloto de uma aeronave determinar o seu rumo para a estação de solo.

Confira os dez maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas:
  • Crato (Posto: Crato) : 108.0 mm
  • Quiterianópolis (Posto: Quiterianopolis) : 104.0 mm
  • Crato (Posto: Lameiro) : 99.0 mm
  • Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 92.0 mm
  • Tauá (Posto: Santa Tereza) : 85.0 mm
  • Arneiroz (Posto: Arneiroz) : 81.7 mm
  • Tauá (Posto: Sao Joao Do Trissi) : 81.0 mm
  • Saboeiro (Posto: Sitio Itaporanga) : 79.0 mm
  • Jaguaretama (Posto: Jaguaretama) : 77.5 mm
  • Missão Velha (Posto: Missao Velha) : 75.2 mm
ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis