Missão Velha (CE): Cachoeira renasce com as últimas chuvas

Foto: Franzé Souza
Além de trazer esperança ao sertanejo, as últimas chuvas fizeram renascer uma das cachoeiras mais antigas do Cariri, a de Missão Velha, conhecida por sua beleza e riqueza histórica, uma vez que o local é citado, por estudiosos, como ponto de encontro entre cangaceiros, que marcaram a história do sertão, no inicio do século XX

Predominantemente seca durante quase todos os meses do ano, a mudança de cenário é responsável por atrair visitantes de todas as partes. A deslumbrante queda d’água de 12 metros, formada pelo Rio Salgado, é um atrativo natural, tornando o lugar um dos principais pontos de visitação durante o período invernoso.

Entretanto, com a mesa intensidade que encanta, a força da correnteza ameaça. O Corpo de Bombeiros adverte que o banho na cachoeira não é recomendado, devido à força da água e as pedras serem escorregadias. Nos últimos anos tem sido frequente pessoas morreram no local.

Riqueza histórica
A cachoeira de Missão Velha compõe o Geopark Araripe, formado por nove geossítios que estão distribuídos em seis municípios da Região do Cariri: Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte).

No Geossítio Cachoeira de Missão Velha encontra-se a Rocha Sedimentar Arenito da formação Cariri, com aproximadamente 420 milhões de anos (período Siluriano). Além da Cachoeira existe o vale de quase três quilômetros de extensão do Rio Salgado. Associado a este vale ocorre um exuberante corredor de vegetação de grande porte, que adiciona a este geossítio elevado valor ambiental e ecológico.

Lendas
Além da grande beleza paisagística, a Cachoeira guarda consigo muitas lendas que foram passadas de geração a geração. Uma das mais contadas é da Mãe D’água. Reza a lenda que uma voz misteriosa e criminosa chama os banhistas aos locais perigosos, levando- a morte. Outras lendas como o “Poço Triste”, a “Índia Encontrada” e a “Pedra da Glória” evidenciam, ainda mais, a singularidade do local.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis