Cariri recebe 17ª edição da Mostra Sesc de Culturas

A 17ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas será realizada entre os dias 13 a 17 de novembro, com abrangência em 28 municípios da região. A Mostra será palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. O evento proporciona múltiplas vivências, a fim de aprimorar o olhar e desenvolver plateias reflexivas. A abertura oficial acontecerá na cidade do Crato, com o show da cantora Elba Ramalho, na próxima sexta (13).

Durante cinco dias consecutivos, o público contará com apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. O evento é idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, e tornou-se referência por produzir, fomentar e expandir a arte e a cultura popular.

De acordo com a diretora de programação social do Sesc Ceará, Gorett Nogueira, a Mostra se consolidou como um dos maiores eventos de difusão das manifestações artísticas e culturais no Brasil. Ela avalia que o evento poderia servir de modelo a ser seguido por outros setores na iniciativa pública ou privada. "A Mostra contribui para a construção e difusão da identidade regional, apoiando artistas, formando plateias e articulando saberes", avalia a Diretora.

Fomento à cultura
Gorett ressalta ainda que a Mostra Sesc Cariri de Culturas na verdade é uma culminância de ações desenvolvidas ao longo do ano em fomento à cultura. Como, por exemplo, o projeto "Observatório de Políticas Culturais da Região do Cariri", criado em 2014 com a ideia de mapear e diagnosticar impactos culturais do Cariri com a finalidade de servir como base para pesquisas e estudos que vão nortear a construção de políticas públicas culturais, além do auxílio na medição do crescimento econômico da região por meio da cultura.

O projeto atua em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Regional do Cariri (URCA). A organização do evento estima atrair, ao longo dos cinco dias, 400 mil pessoas, nas 28 cidades participantes da Mostra. A expectativa de público mantém-se a mesma da edição passado. "Temos consciência do momento instável político-financeiro em que vive o Brasil. Portanto, de certa forma, isso pode frear o crescimento no tocante ao público presente, se comparado à edição de 2014", explica Gorett.

Em 2014, foram cerca de 390 mil visitantes. Um total de 2.494 artistas participaram do evento; destes, 2.010 eram do Cariri, representando 81% do total. A Mostra não tem caráter competitivo, lembra a diretora. "Ela se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias", acrescenta Gorettt Nogueira.

Desde 2012, as inscrições são realizada através de edital e curadoria, objetivando a "transparência, democracia e socialização", segundo Gorett Nogueira. O número de artistas inscritos também segue em ascensão. Neste ano, a Mostra recebeu 1.298 inscrições, 28% a mais que em 2014, quando 1009 inscrições foram submetidas. Em 2013 a Mostra Sesc Cariri recebeu1009 inscrições.

Seleção
O processo de curadoria desta edição foi encerrado no último dia 8 de agosto. Foram selecionados 127 trabalhos, os quais representam 17 estados brasileiros. São grupos do Ceará, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A curadoria é composta por técnicos do Sesc e por profissionais de saber nas linguagens artísticas, imbuídos na missão de analisar os projetos com os seguintes critérios: qualidade técnica e/ou artística, promoção da formação de plateia, além de difusão da arte e da cultura regional e universal.

Novidades
Nesta edição, além de Juazeiro do Norte e Crato, a Mostra Cultural terá mais cinco polos que congregarão programações maiores: Brejo Santo, Araripe, Altaneira, Nova Olinda e Barbalha. Os outros 21 municípios receberão apresentações de Teatro de Rua e oito deles apresentações de Música e Literatura. O intuito é ampliar a participação de grupos e artistas das diversas linguagens e regiões

Outra novidade é a realização de shows simultâneos com artistas consagrados, como Elba Ramalho, Cidade Negra e Chico Pessoa. A ideia é descentralizar as apresentações e, com isso, ampliar a abrangência cultural.

Gorett Nogueira explica ainda que a programação da Mostra, bem como a escolha dos artistas, ocorre a partir da curadoria, composta por profissionais de notório saber em diferentes linguagens.

Mais informações
Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 13 a 17/11
Contato: (85) 3452.9322

ANDRÉ COSTA 
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis