Crianças sem religião são mais altruístas, aponta estudo

Um estudo realizado pelo neurocientista Jean Decety e sua equipe da Universidade de Chicago mostra que pais sem religiões definidas criam filhos menos egoístas.

Para realizar a pesquisa, a equipe distribuiu 30 adesivos para mais de mil crianças, de 5 a 12 anos, de seis países diferentes (Estados Unidos, Canadá, Jordânia, Turquia e África do Sul). Os pequenos foram orientados a distribuir quantas figurinhas quisessem a outras crianças da mesma escola ou do mesmo grupo étnico.

O resultado da pesquisa mostrou que os filhos de pais sem religião definida compartilharam mais adesivos do que as crianças católicas ou muçulmanas, além de descobrir que quanto mais velhas, mais egoístas as pessoas ficam.

Após os resultados, os pesquisadores decidiram entrevistar os pais dessas crianças para ver quanto eles acreditavam que seus filhos colocavam em prática os princípios morais ensinados. Os religosos tendiam a apostar mais na generosidade dos pequenos do que os outros - enquanto os testes mostraram o contrário.

Para Jean, uma das explicações para o resultado é a "licença moral". Por acreditarem que já fazem coisas boas do tipo rezar antes de dormir, as pessoas se permitem "cometer alguns erros", como ser um pouco egoísta. "É um padrão inconsciente. Eles não percebem que aquilo não é compatível com os ensinamentos que lhes foi ensinado", explica o professor.

Fonte: Rede TV!

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis