Facebook quer criar mecanismo que protege usuário de ‘foto bêbado’

O Facebook quer projetar uma nova funcionalidade que será capaz de identificar se o usuário está bêbado na foto que está postando e alertá-lo de que a imagem pode ser embaraçosa. Em entrevista à revista “Wired“, Yann LeCun, chefe do laboratório de inteligência artificial (IA) do Facebook, disse que o mecanismo seria como uma assistente virtual que “te dá um tapinha no ombro” e diz: “Isso está sendo postado publicamente. Tem certeza que quer que seu chefe e sua mãe vejam isso?”.

Segundo a revista, a ferramenta seria, de maneira geral, um recurso de reconhecimento de imagem que distingue o seu “eu” bêbado do seu “eu” sóbrio. A tecnologia, baseada em uma forma de IA chamada de “deep learning” (“aprendizado profundo”, em tradução livre), é a mesma que distingue o rosto do usuário do de seus amigos na hora de marcar uma foto.

O laboratório comandado por LeCun está completando um ano de existência e vislumbra uma IA cada vez mais atuante na rede social.

“Imagine possuir um assistente digital capaz de mediar sua interação com seus amigos e com o conteúdo no Facebook”, afirmou o diretor, enfatizando que o objetivo é dar mais controle ao usuário sobre sua identidade on-line, e não menos.

Em breve, os algoritmos do grupo serão capazes de analisar o texto que os usuários escrevem em seus status e sugerir hashtags relevantes, informa a “Wired”. LeCun também planeja uma funcionalidade que notifique imediatamente a pessoa quando alguém que ela não conhece postar uma foto sua.

Segundo a notícia, a tecnologia de “deep learning” é utilizada também por companhias como o Google -no reconhecimento de voz do Android, por exemplo-, pela Microsoft -em alguns recursos do Skype-, e pelo Twitter, entre outras empresas.

Isso lembra muito a ideia dos personanges de Vince Vaugh e Owen Wilson no filme “Os Estagiários”, de 2013. Logo depois de deixarem uma boate com seus colegas, eles discutem uma ideia similar a essa.

Fonte: FolhaPress



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis