Juazeiro do Norte (CE): Celebração eucarística para lembrar Gonzagão neste sábado (13)

Os 102 anos de nascimento do "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, serão lembrados neste município por meio de celebração eucarística na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade, logo mais às 19 horas.

A data, que marca as comemorações em torno do Dia Nacional do Forró, também contará com uma exposição itinerante sobre a vida e a obra do artista, que faleceu em 1989, deixando uma legião de fãs por todo o País, e de apresentações artísticas na Praça de Apoio aos Romeiros.

Durante a exposição itinerante, o público poderá conhecer o legado construído por Luiz Gonzaga e um pouco das histórias vividas por ele durante os anos de carreira. O acervo da exposição conta com peças do vestuário do artista, chapéus e uma sanfona doada pelo próprio músico. Durante toda sua trajetória artística, cerca de 300 instrumentos foram presenteados por ele a músicos em início de carreira e a amigos mais próximos, como Dominguinhos, Trio Nordestino, Pinto do Acordeon, Luizinho Calixto, dentre outros.

A exposição itinerante acontece desde 1999, quando foram comemorados os 10 anos de saudade do artista que mais enalteceu a vida e a história do povo nordestino. Criada pelo memorialista Reginaldo Silva, a exposição já percorreu grande parte do País, tendo sido apresentada em eventos importantes nas principais capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, dentre outras, além do Distrito Federal.

"A exposição foi criada no fim da década de 90. A primeira vez que o acervo foi apresentado ao público aconteceu em Juazeiro do Norte, nas proximidades do Memorial Padre Cícero. De lá pra cá nos temos percorrido grande parte do País levando informações sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga e resgatando um pouco da sua musicalidade", explicou Reginaldo.

Segundo afirma o memorialista, embora Luiz Gonzaga não tenha conhecido pessoalmente a figura de Padre Cícero, nenhum outro artista prestou tantas homenagens ao "santo popular" quanto ele.

"Padre Cícero foi lembrado em inúmeras composições de Luiz Gonzaga. Havia um sentimento de respeito muito profundo da parte dele para com o padre. Talvez por isso a população de Juazeiro também mantenha essa admiração toda pela figura do Rei do Baião é lhe preste tantas homenagens", observou.

Artistas locais e da região também prestarão homenagens a Luiz Gonzaga durante a noite de hoje. Na Praça de Apoio aos Romeiros acontecerão apresentações dos cantores Maurício Jorge e Leonardo de Lemos, além de show com a sanfoneira Maria Luísa. As apresentações serão gratuitas e o início está previsto para as 21 horas.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis