Juazeiro do Norte (CE): Gestão e varejo são debatidos em encontro de lojistas

Empresários varejistas de vários segmentos têm a oportunidade de expor seus produtos e serviços e, ao mesmo tempo, conhecer as novidades em administração de negócios. Até amanhã, eles participam do maior encontro do setor reunindo dois eventos em um: a 4ª Feira Gestão & Varejo e o 4º Encontro Gestão & Varejo, promovidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, no Palácio da Microempresa do Sebrae. A abertura da Feira ocorreu ontem, com uma palestra do empresário Deusimar Queiroz, sobre o Case de Sucesso protagonizado pelas Farmácias Pague Menos.

Segundo o presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, além de Freitas Cordeiro, abordando a importância do associativismo, os lojistas e o público poderão conhecer melhor os meios de prevenção e defesa contra os crimes tributários. O tema será abordado na noite desta quarta-feira pelo professor e advogado especialista no assunto, Elisberg Bessa. Em seguida, a consultora de negócios Marilia Falcioni, abordará o tema: Ferramentas RH que potencializam vendas. O presidente da CDL de Fortaleza, Freitas Cordeiro, abrirá a noitada de encerramento com uma palestra sobre a importância do associativismo. O secretário de Saúde do Estado e advogado, Ciro Gomes, fecha o Encontro abordando a conjuntura Político-Econômica brasileira e seus reflexos no varejo.

Ciro Gomes ressalta que discussões como as que estarão sendo propostas pelo órgão representativo da classe varejista precisam acontecer frequentemente. Segundo ele, a economia mundial continua atravessando um momento delicado, o que dificulta o surgimento de novos empreendedores. "É necessário que as entidades reúnam-se e criem discussões em torno de todos os cenários econômicos atuais, objetivando o encontro de caminhos que possam ser trilhados com a perspectiva de que se subvertam certas tendências hostis e se oportunize a geração de novos mecanismos que reflitam em maior poder de comercialização", disse.

Crescimento
Ciro Gomes afirmou que durante muitos anos a região do Cariri enfrentou graves problemas de infraestrutura e de serviços públicos, o que influenciou negativamente sobre o poder econômico da região. No entanto, conforme observou, a situação foi revertida e o Cariri acabou se transformando na região que mais cresce em todo o Estado.

"O Cariri puxa a média de crescimento no Ceará, que já cresce acima da média do Nordeste e do Brasil. Isso significa um fato concreto. Qualquer cearense empreendedor precisa conhecer o Cariri, principalmente pela vitalidade econômica que a região apresenta", concluiu o secretário estadual de Saúde.

Para a Feira foram montados 25 estandes. Neles estarão expostos os mais recentes produtos e serviços disponíveis para o varejo regional. Alguns expositores vão fazer demonstrações dos seus serviços, no intuito de conquistar prováveis clientes.

Os dois eventos se tornaram o principal atrativo para estudantes de áreas afins e empresários, de toda a região. Será a oportunidade de mais conhecimento e das novidades que serão ministradas pelos palestrantes, além da oportunidade de ficar a par de temas importantes da economia nacional e mundial.

Conforme Michel Araújo, esta é a quarta edição do evento inspirado no maior evento do varejo mundial, o Retail's Big Show, realizado em Nova Iorque. Ao participar da feira no exterior, ele percebeu a importância de fazer algo parecido em Juazeiro do Norte. Há tempos a cidade apresenta grande crescimento em vários setores, entre eles, no comércio varejista.

A cada ano, os empresários da região percebem o quanto é importante participar de momentos como esse, discutindo o presente e o futuro do comércio.

"Se esse modelo é realizado nos Estados Unidos há mais de um século é porque é sucesso", acrescentou.

Big Show
A maior feira de negócios do mundo é realizada em Nova York há 103 anos. Este ano, no início de janeiro, foram utilizados 200 mil metros quadrados de área no Jacob K. Javits Convention Center, incluindo o estande do Brasil, reunindo 10 empresas nas áreas de consultoria em gestão e tecnologia.

Ícones do mercado mundial, como a como Intel, Toshiba, IBM, Amazon, Cisco, Motorola também participam do Retail´s Big Show.

Este ano, a maior delegação do mundo em participantes foi a brasileira, com 1.736 membros. Os integrantes da comitiva da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) foi o maior destaque, reunindo 348 pessoas. Os dados são da CNDL. A participação demonstra a integração cada vez maior do mercado brasileiro à economia global. O presidente da CNDL, Roque Pelizzaro, comemorou a participação da delegação nacional. Os presidentes da CDL de Fortaleza, Freitas Cordeiro, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Honório Pinheiro, estavam no grupo.

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Juazeiro do Norte
Região do Cariri
Telefone: (88) 3512.2266
cdl@cdljuazeirodonorte.org.br

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis