Santana do Cariri (CE): Pontal não tem reforma prevista

Em outubro de 2012, um dos pontos turísticos mais visitados do Cariri perdia o seu símbolo principal, que faz alusão ao próprio nome do local. O Pontal da Santa Cruz continua sem a sua simbologia, que remete diretamente à fé do povo de Santana do Cariri e da região. Ano passado, o Governo Estadual decidiu refazer a cruz, mas até o momento o projeto ainda não saiu do papel.

A meta é que a recuperação do cruzeiro, juntamente com uma infraestrutura da área e melhoria do estacionamento sejam iniciadas no mês de junho deste ano, após reavaliação de planilhas de valores, com desoneração dos preços, por solicitação do Tribunal de Contas do Estado (TCU). Turistas que visitam o local reclamam da falta de segurança, principalmente para quem tem crianças.

Já foram avaliadas as planilhas de contas relacionadas às obras em execução e também licitadas. Esse foi o caso do processo de recuperação do Pontal, um dos nove geossítios do Geopark Araripe, que passará pela melhoria de infraestrutura de todos esses espaços. Segundo a coordenadora do projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, Rita de Cássia Bezerra, esse será um dos geossítios mais beneficiados com o projeto de melhorias, porque será incluída a cruz e haverá, além da área de estacionamento, que receberá melhorias.

Queixas
As reclamações dos visitantes vão desde o espaço onde se encontrava o mirante, uma plataforma de metal que ruiu pela ferrugem, e deixou um buraco, que para os desavisados poderá representar até uma fatalidade. Além disso, há fios expostos na área e até hoje, depois de quase um ano e meio, continua na mesma situação, sem que providência pelo menos em relação à segurança tenham sido tomadas.

Morador próximo da área, Augusto Pereira, lamenta que essa situação venha perdurando por tanto tempo. Ele afirma que pela importância do local e o grande número de visitantes na área, já era para ter sido tomada uma atitude de melhoria, ou pelo menos deixar alertas sobre os perigos para as pessoas que visitam o local. O pontal é um dos pontos mais altos da Chapada do Araripe, de onde pode ser contemplado o verde das matas que cercam a cidade de Santana do Cariri e predomina na região.

Ainda conforme a coordenadora, Rita Bezerra, toda a planilha estava sendo avaliada e foi encaminhada para o setor jurídico, para que sejam efetivadas as contratações dos trabalhadores, após a assinatura da ordem de serviço. Ela disse que o projeto, por cota da queda da cruz, teve que ser refeito, para inserir o símbolo característico.

O cruzeiro, monumento erguido a mais de 750 metros acima do nível do mar, pesando cerca de 17 toneladas e com 20 metros de altura e instalado há mais de 10 anos, marcou a passagem do século na região do Cariri. A maior parte do símbolo caiu sobre a plataforma do mirante, no alto da Chapada do Araripe. O desabamento da cruz aconteceu no dia 21 de outubro de 2012, próximo da meia-noite. Os moradores da pequena vila, logo próximo da elevação, ouviram o estrondo e correram para ver o que realmente tinha acontecido. Da pequena vila, se percebe o movimento dos turistas.

Ferrugem
A cruz estava há um bom tempo sendo corroída pela ferrugem e sem uma aparente manutenção, que até então estava a cargo da administração local, numa área de Unidade de Conservação Municipal. A coordenadora disse que o prazo da obra vai depender muito dos construtores que irão iniciar os serviços e as revisões do tempo estipulado com as mudanças que ocorreram para as adequações. "Tem que ter um plano de trabalho com o acompanhamento", ressalta.

O espaço do pontal conta com sinalização turística, viária e totens descritivos que contam a história do local. Uma pequena capelinha serve com inspiração, para registro de imagens dos visitantes, além de espaço de orações para quem vai ao pontal, tendo como principal motivação a fé. A cruz quebrada quase na base ficou totalmente partida e o ferro velho retorcido. Desde que ocorreu o acidente que continua no local.

A expectativa era de que as obras fossem iniciadas em meados do ano passado, mas a coordenadora do projeto admite que deverão haver ordens de prioridades para os serviços, isso pela necessidade dos espaços.

O pontal é também considerado espaço de culto religioso. No mês de setembro recebe mais visitantes, em função da festa religiosa, dos moradores da localidade de São Bom Jesus. As novenas acontecem numa pequena capela do pontal.

A partir da análise do projeto de recuperação foi solicitado um reforço para a cruz, em sua estrutura metálica. Durante a apresentação de um pré-projeto, a administração local solicitou que fosse feito um reforço, com revestimento e madeira, para haver uma interação maior com a paisagem natural do lugar.

Além disso, uma iluminação mais adequada para que pontal seja avistado da cidade de Santana do Cariri. O local é um dos espaços de melhor infraestrutura de visitação, na Capital da Paleontologia, com restaurante e estacionamento, além de parque infantil.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis