Juazeiro do Norte (CE): Dilma é recebida com protesto durante visita

A presidente Dilma Rousseff desembarcou na manhã desta terça-feira (13) no aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, sob palavras de ordem de manifestantes que reivindicavam ampliação nos valores propostos pela Infraero para o pagamento das indenizações referentes à desapropriação de uma área de 486 mil m², a ser utilizada para obras de expansão do sítio aeroportuário. Os manifestantes, cerca de 100 pessoas, se concentraram a uma de distância de 200 metros do local onde a presidente e sua comitiva foram recepcionadas por autoridades cearenses.  De posse de faixas e cartazes contendo frases pedindo a intervenção de Dilma Rousseff, os manifestantes gritavam: “Queremos moradia digna” e “Aumentem o pagamento das desapropriações”.

Sem entender o que estava acontecendo, por causa do barulho da turbina da aeronave e a distância que a separava dos manifestantes, a presidente acenou, por varias vezes, ao grupo. Ao ser informada por um dos componentes de sua equipe de que se tratava de uma mobilização, a presidente, então, virou-se e caminhou em direção a uma outra aeronave.

A presidente pousou no aeroporto Orlando Bezerra de Menezes com cerca de 20 minutos de atraso. O voo, previsto para chegar as 9h20, aterrissou em Juazeiro do Norte por volta das 9h40. Dilma Rousseff foi recepcionada por diversas autoridades cearenses, dentre elas o governador do Ceará, Cid Gomes; o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, o atual secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, além do prefeito do município, Raimundo Mâcedo, e deputados estaduais e federais que representam a região do Cariri.

Em solo, Dilma Rousseff conversou rapidamente com o governador Cid Gomes, que embarcou no helicóptero que transportou a comitiva presidencial aos canteiros de obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos municípios de São José de Piranhas/PB, Jati/CE e Cabrobó/PE, vistoriadas durante todo o dia de ontem. O vice-governador Domingos Filho e o secretário Ciro Gomes também compuseram o staff da presidente. Conforme a assessoria do Governo do Estado, Cid Gomes, que não conversou com os jornalistas em Juazeiro do Norte, acompanhou apenas parte da visita da presidente. Ele teria viagem marcada para Brasília onde participaria de reunião com dirigentes do PROS, partido que preside no Ceará, para definir sua permanência ou não na sigla partidária.

O vice-governador do Ceará, Domingos Filho, avaliou a visita da presidente como importante devido à preocupação do Governo Federal em manter o cronograma que prevê o fim das obras no trecho cearense até o final do mês de setembro. “O governo do Estado tem acompanhado todo o cronograma. O ritmo das obras nos canteiros da transposição em Jati, Brejo Santo e Mauriti estão bem avançados e isso acaba gerando uma expectativa cada vez maior de podermos contar com as águas do Rio São Francisco também no nosso estado”, disse.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis