Crato (CE): I Encontro dos Advogados do Sertão reunirá mil participantes

Com a presença de cerca de 1000 participantes de Estados do Nordeste e de Minas de Gerais, começa nesta quinta feira (15), o I Encontro dos Advogados do Sertão, que se estenderá até a próxima sexta-feira. A iniciativa, que ocorrerá no Centro de Eventos, no Crato, tem como objetivo capacitar o profissional da advocacia que atua no Interior e mobilizar a categoria para atender novas demandas do Direito e estabelecimento do piso salarial.

A solenidade começa às 18 horas, sendo presidida pelo presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que fará a palestra de abertura. O ato também marcará a inauguração do Centro de Eventos do Cariri, pelo governador Cid Gomes. A realização é do Conselho em conjunto com as Seccionais do Ceará e de Pernambuco.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, explicou que a motivação maior do Encontro se deve ao fato de que muitos advogados formados até a década de 1990 ainda se ressentem de melhor capacitação em Informática, a fim de que possa atender novas demandas. "Até a década de 1990, não havia internet com a velocidade que existe hoje e nem tampouco o Judiciário estava informatizado como se encontra atualmente", disse.

Segundo Valdetário, essa situação aflige muito mais o profissional do Direito residente no Interior. "Hoje, temos bandeiras comuns a todos os advogados, como recebimento de salários dignos, necessidade de mais defensores públicos, promotores, juizes do Estado federal, bem como maior atuação da Polícia Federal, sendo que o Interior se ressente mais dessas demandas", ressaltou.

O Interior do País ainda sofre com a falta de estrutura do Poder Judiciário, que muitas vezes está longe do jurisdicionado.

O presidente do CFOAB, Marcus Vinícius, falará sobre os Aspectos Geográficos e Históricos para a Cultura do Sertão, ao lado dos presidentes das Seccionais do Ceará, Valdetário Monteiro, e de Pernambuco, Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves.

Festival
O ponto alto da noite será o Festival de Viola e Poesia, que apresentará aos participantes a arte de dez dos maiores violeiros nordestinos. O show será gravado para a edição de um CD e de um DVD. Só os inscritos terão acesso à programação do encontro. As inscrições têm preços subsidiados de R$ 25,00 para estudantes e de R$ 50,00 para advogados e outros profissionais. Para Valdetário, o Encontro favorece, sobretudo, a oportunidade de se ouvir as reivindicações de quem atua nas comunidades interioranas.

Mais informações
OAB-CE
Rua Lívio Barreto, 668
Bairro Joaquim Távora
Fortaleza
Telefone: (85) 3216.1600

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis