Cid Gomes inaugura Centro de Convenções do Cariri

O I Encontro Nacional dos Advogados do Sertão foi aberto, ontem, com a participação de cerca de 500 profissionais da área. O evento foi o primeiro a ser realizado oficialmente no novo Centro de Convenções do Cariri, localizado entre os municípios de Crato e Juazeiro do Norte. O governador do Ceará, Cid Gomes, que inaugurou simbolicamente o equipamento na noite de ontem, em deferência à advocacia do sertão, também participou do encontro.

Também estiveram presentes o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (FOAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, e os presidentes das Seccionais do Ceará e de Pernambuco, Valdetário Monteiro e Pedro Henrique Alves.

O evento tem como finalidade debater as demandas que fazem parte do cotidiano dos advogados que atuam em regiões interioranas do País e buscar mecanismos que possam diminuir os entraves que acabam prejudicando o bom desempenho dos advogados. Cerca de 200 mil profissionais atuam em cidade interioranas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Piauí e Maranhão.

Condições
"A finalidade, portanto, é criar mecanismos que ofertem melhores condições de trabalho aos colegas profissionais e, consequentemente, melhor qualidade de atendimento à população", disse o presidente do FOAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. Conforme avaliou, as necessidades observadas durante o encontro, que segue por todo o dia de hoje, deverão fomentar novas discussões, em âmbito nacional, o que possibilitará futuras conquistas à categoria.

A programação de hoje contará com a discussão em torno da Origem da Advocacia Sertaneja. O tema será abordado pelo representante do Conselho Nacional de Justiça, advogado e professor Jorge Hélio de Oliveira. Ele, que está no CNJ desde 2011, afirmou que o órgão de controle "está para a atual estrutura do Poder Judiciário como os médicos pronto-socorristas estão para a saúde pública".

O vice-presidente da Secção da Ordem dos Advogados no Ceará (OAB/CE), Ricardo Bacelar, classificou o evento como histórico para a advocacia cearense. "Nós discutiremos os diversos meandros ainda presentes no exercício da advocacia. Situações que trazem aos profissionais dificuldades de bem exercer suas funções. Há casos, e nós debateremos situações similares, de profissionais que nem sequer contam com rede de Internet em fóruns do interior para realização de pesquisa ou algo do gênero. São muitas as questões a serem levantadas até o fim do encontro", disse.

Ricardo Bacelar explicou que, embora não exista nenhuma previsão em torno da elaboração de um documento formulado a partir das demandas apresentadas pelos advogados, é possível que grande parte das reivindicações feitas durante o evento possam receber encaminhamentos. "Não há indicação de que um documento será elaborado ao fim das discussões. Pelo menos não até o momento. No entanto, nada impede que as reivindicações fomentem encaminhamentos futuros, através da entidade", observou.

O governador Cid Gomes afirmou que se sentiu privilegiado pelo fato de o Ceará ter sido escolhido para receber o evento. "Para nós, é uma grande honra poder sediar o I Encontro Nacional, ainda mais sendo o evento inaugural deste espaço que nós entregamos à população do Cariri e do Ceará", disse Cid Gomes, ressaltando que o equipamento já possui demanda para realização de outros 20 eventos para os próximos meses.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis