´Mais Médicos´ terá 860 profissionais no CE até março

O Ministério da Saúde está implantando, neste mês de janeiro, a terceira fase do Programa Mais Médicos. Até o próximo dia 20, a pasta deve concluir as chamadas para a nova etapa; e a expectativa é de que o Ceará esteja com 860 profissionais atuando pelo programa até março. A iniciativa federal, conforme o órgão, encerrou 2013 com 572 profissionais trabalhando no Estado, em 155 municípios, e beneficiando quase dois milhões de pessoas.

"Neste mês de janeiro, estamos em fase de implementação da terceira etapa do programa. Do dia 20 até o final do mês, estaremos em processo de conclusão", afirma Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. "O Ceará continua sendo um polo nacional de capacitação. Até março, pretendemos alcançar a demanda de 860 profissionais", explica.

Em todo o País, já somam 6,6 mil profissionais atuando em diversas áreas, e a meta é chegar a 13 mil até março deste ano, o que aumentará o número de pessoas assistidas para 45,5 milhões. Ainda de acordo com Odorico Monteiro, o governo também devem ampliar a quantidade de outros profissionais da saúde que atuarão no programa. "Vamos implementar mais enfermeiros, mais dentistas, mais psicólogos, mais nutricionistas e outros profissionais da saúde", garantiu o secretário.

Em todas as etapas, o Ceará foi o terceiro estado brasileiro que mais recebeu profissionais pelo programa, em 2013. "Isso se deve à uma tradição de comprometimento histórico à atenção básica", ressalta Odorico Monteiro. "E o que motiva ainda mais é o retorno que temos. Cerca de 94% da população qualifica o programa como excelente e ótimo. Temos uma aceitação muito grande".

O estado que recebeu o maior número de médicos do programa foi a Bahia, somando 787 profissionais.

Em segundo lugar, vem o estado de São Paulo, que conta com 588 médicos, seguido pelo Ceará (572), e pelo Maranhão, com 445. Em todo o País, pelo menos 6.658 profissionais estão atuando no interior e em áreas pobres, atendendo cerca de 23 milhões de brasileiros.

Residência
Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, para este ano, estão sendo criadas mais 11 mil novas vagas de medicina em todo o Brasil. "Para o Ceará, serão abertas vagas nas cidades de Sobral, Redenção e Crato". Além disso, a meta é criar 12 mil vagas de residência médica. "Em 2018, pretendemos ter vaga de residência para cada médico, suprindo 100% da demanda". O Brasil conta hoje com uma média de 1,8 médicos por mil habitantes. "A pretensão é que, em 2026, o nosso país atinja os parâmetros do Reino Unido. Queremos chegar a meta de 2,7 médicos por mil habitantes", idealiza Odorico Monteiro.

Pacto
Lançado em 8 de julho pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhorias do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagas pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis