Balneários do Cariri são opção de lazer para cerca de 50 mil visitantes por mês

Criados nas áreas de menor concentração habitacional deste município, os dois maiores balneários da região do Cariri atendem, mensalmente, cerca de 50 mil pessoas. Em períodos de férias escolares o número de turistas que visitam os equipamentos cresce cerca de trinta e cinco por cento. Além do banho nas piscinas e nas termas com temperatura de 26 graus centigrados, os turistas também aproveitam o bom atendimento de funcionários e as guloseimas que são servidas em quiosques próximos às piscinas ou nos restaurantes onde pratos mais elaborados são oferecidos.

Um dos locais de grande procura é o Balneário do Caldas, famoso por suas belezas naturais e por sua localização estratégica, no sopé da chapada do Araripe, cerca de 12 quilômetros de distancia da sede do município, onde se concentra uma das maiores áreas verdes de toda a região.

O balneário foi inaugurado em março de 1975 e, após diversas ações de melhoramento nas áreas interna e externa do equipamento, acabou se constituindo em um dos maiores atrativos turísticos do interior cearense.

Os jardins espalhados pela extensão do local também chamam a atenção dos frequentadores. A mistura das cores e o cuidado presente no canteiro das plantas, além de embelezar o parque, gera uma sensação de conforto e prazer aos turistas. "Alegra a alma e o coração", avalia a vendedora Kátia Alencar Sobrinho, que mesmo morando em Icó diz frequentar o balneário há pelo menos dez anos. "A primeira vez eu fui trazida por um grupo de amigos. Hoje, sou quem traz pessoas que ainda não conheciam o lugar para a diversão aqui", diz ela.

Retorno
O estudante Carlos André Oliveira, da cidade de Santa Helena, na Paraíba, foi apresentado ao balneário por primos que residem em Juazeiro do Norte. Conforme o adolescente, que se divertiu nas piscinas naturais formadas por águas minerais hipotermais, garantiu querer voltar outras vezes ao balneário. "É divertido por demais. As piscinas são boas e as de água quente deixam a gente relaxado", observou o jovem.

O complexo do balneário oferece, ainda, um hotel para hospedagem de turistas. No local, são oferecidos atendimentos diferenciados, além de segurança, conforto e comodidade. O acesso à área do hotel é exclusivo aos hospedes que possuem trânsito livre ao balneário do Caldas. Os preços das diárias são convidativos e, conforme a gerência do local, acabam se tornando atrativos ao retorno de muitos clientes. Outro local de grande visitação turística é o Arajara Park. O equipamento foi inaugurado em abril de 2002 e dispõe de seis piscinas, tobogãs e cascatas. O funcionamento acontece somente nos finais de semana e, como forma de expandir o número de frequentadores, oferece pacotes especiais para prefeituras municipais e empresas do setor privado, através da realização de convênios.

No caso das prefeituras, os convênios beneficiam diretamente aos servidores públicos, que passam a contar com preços acessíveis para as atrações que o parque oferece. Os benefícios também são garantidos aos familiares do servidor, em número máximo de cinco, confirmados pelo titular do plano.

Os convênios celebrados entre o balneário e o município também oportunizam ao servidor, efetivo ou comissionado, a opção de desconto mensal efetuado em folha de pagamento, garantindo, desta forma, maior comodidade a quem adere ao plano. No interior do equipamento, turistas e frequentadores contam como serviço de restaurantes e bares à beira das piscinas. Nos quiosques, é possível degustar de pratos rápidos, acompanhados de bebidas geladas ou destiladas, nacionais ou importadas. Um dos pratos de maior consumo nos quiosques é o camarão empanado. Casquinhas de siri também são pedidas com frequência entre os turistas que frequentam o parque.

Além dos restaurantes e quiosques, o parque também oferece tapiocaria, trilhas ecológicas e área de pesque e pague. O empreendimento apresenta área de 76 hectares e foi construído em região anteriormente degradada. O projeto de construção do parque resultou na recuperação da mata ciliar, construção de muros de proteção contra erosão, além da cobertura vegetal através do plantio de cerca de 20 mil mudas nativas, propiciando, a partir daí, uma área de floresta mais verde, mais densa e mais exuberante.

A coleta de lixo é realizada de maneira seletiva e o esgoto produzido pelo parque é tratado através de sistema anaeróbico. Conforme a administração do local, a maioria dos funcionários que trabalham no empreendimento reside nas imediações do parque.

Todos recebem capacitações periódicas, além de cursos de informática, atendimento ao cliente, educação ambiental e línguas estrangeiras. As capacitações tem como finalidade a garantia de bom atendimento aos turistas que visitam o parque, inclusive os estrangeiros.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis