Ceará termina 2013 com 1.361 transplantes

No que diz respeito à doação de órgãos e tecidos, 2013 foi mais um ano de quebra de recordes. Com 1.361 procedimentos realizados, o ano passado superou 2012 e 2011, quando foram registradas, respectivamente, 1.269 e 1.297 doações. Antes mesmo de o ano acabar, em 27 de dezembro do ano passado, o Diário do Nordeste já havia divulgado, em primeira mão, a quebra do antigo recorde - de 2011. Na ocasião, 1.308 procedimentos haviam sido realizados.

Destacam-se pulmão e medula óssea, que dobraram o número de transplantes. Foram quatro procedimentos de pulmão realizados em 2011, passando para oito no ano passado. Os de medula óssea saltaram de 26 em 2011, para 55 no ano passado. Coração, fígado e córnea também tiveram novos recordes.

Foram 30 transplantes de coração realizados no ano passado, superior aos 28 de 2012 e os 25 de 2011. Com 194 procedimentos, 2013 superou em 34 o número de transplantes de fígado realizados em 2012 (160). Liderando o ranking dos transplantes realizados no Estado, os de córnea saltaram de 718 em 2011, para 762 no ano passado.

Eliana Barbosa, coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, comenta que os avanços apresentados no Estado ao longo dos anos se devem aos principais atores deste processo: os doadores. E, principalmente, a seus familiares, que mesmo estando em momento de dor optaram por fazer esse gesto de amor e cidadania, salvando a vida de muitos cearenses e brasileiros que recorrem ao Ceará pelo expressivo número de doadores e equipes, que realizam esses procedimentos com qualidade.

A coordenadora ressalta o apoio que a Central tem do governo do Estado e dos veículos de comunicação. Com destaque para a campanha Doe de Coração, uma iniciativa da Fundação Edson Queiroz, pelo impacto que o movimento causa no processo de doação de órgãos no Estado. "É uma campanha muito forte em setembro, mas durante todo o ano é veiculada, conseguindo atingir um número significativo de pessoas", elogiou.

Até 2 de janeiro, 774 pessoas estavam na lista à espera de um transplante. Destas, 337 de rim, 268 de córnea, 132 de fígado, 10 pâncreas/ rim, 10 de medula óssea, oito de coração, seis pulmão, um de pâncreas isolado, conforme a Central.

Doe de Coração
Doar órgãos é um ato de solidariedade. É também quebrar barreiras do preconceito e amar anonimamente. É dar chance e alegria aos que lutam pelo recomeço de sua vida. Pensando nestes e em vários outros pontos relacionados à doação de órgãos, a Fundação Edson Queiroz lançou o movimento Doe de Coração, que fomenta a conscientização pela doação voluntária de órgãos no Ceará.

Neste ano, a iniciativa chega à sua 11ª edição. Realizada todo mês de setembro, a campanha sensibiliza a sociedade sobre a temática através de anúncios em veículos de comunicação, distribuição de cartilhas, cartazes e camisas. Há ainda a mobilização realizada em hospitais públicos e privados, clínicas, escolas, no Sistema Verdes Mares, na Universidade de Fortaleza (Unifor) e em outras grandes entidades.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis