Várzea Alegre (CE): Parceria garante preparo de terras

Com esperança de que as chuvas vão voltar a banhar o sertão depois de dois anos seguidos de seca, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico deste município, localizado na região Centro-Sul do Ceará, já autorizou o início do preparo de terra para o plantio agrícola de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas). Neste ano, serão atendidos 600 pequenos produtores rurais, o dobro em relação ao ano passado.

A Prefeitura de Várzea Alegre foi a primeira na região a definir as ações em apoio à agricultura familiar. O programa Terra Trabalhada é realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Federação das Associações do Município de Várzea Alegre (Famuva) e associações comunitárias de produtores. Na última semana de dezembro passado, o prefeito Wanderlei Freire assinou as autorizações de preparo de solo.

A Famuva fez o cadastro dos pequenos produtores e o serviço de preparo de terra com uso de mecanização por meio de tratores e implementos (arado e sulcador) será acompanhado pelas associações comunitárias. Cada família será beneficiada com uma hora de trabalho, em média, equivalente a meio hectare para o cultivo de arroz, milho e feijão.

A Prefeitura firmou convênio com a Famuva que fez o contrato de 22 tratores para o serviço. As máquinas pertencem às associações comunitárias e foram doadas pelo Projeto São José. O município vai repassar R$ 42 mil para a Famuva que ficará encarregada de efetuar o pagamento às associações de produtores rurais. Cada hora custa R$ 70,00.

O presidente da Famuva, João Alves, disse que o trabalho já começou em todo o município e a previsão para conclusão é na primeira quinzena de fevereiro. "Esse é o período próprio para o plantio em nossa região", frisou. "O programa é importante porque beneficia duplamente as associações gerando renda com a contratação dos tratores e também os pequenos produtores inseridos no Garantia Safra, evitando custo com o preparo de terra".

O prefeito de Várzea Alegre, Wanderlei Pereira, destacou a importância social e econômica do programa. "O nosso objetivo é beneficiar os pequenos produtores, pois os grandes já têm condições de custear as despesas de preparo de solo", disse. "Com a safra, haverá renda no campo com reflexo na economia local".

O programa Terra Trabalhada tem base legal em uma lei aprovada na Câmara de Vereadores que prevê o convênio entre a Prefeitura e a Famuva. "A nossa meta é ampliar o número de famílias beneficiadas em 2015", disse o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, André Fiúza de Menezes.

Na cidade de Iguatu, o secretário de Agricultura, Marconi Sampaio, disse que o município aguarda a liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal e a entrega de onze tratores. A frota própria irá fazer o trabalho de preparo de terra para o plantio durante a quadra invernosa, que se inicia em fevereiro e se estende até maio.

A Prefeitura de Iguatu descartou a possibilidade de contratação de tratores particulares e de associações comunitárias. O esforço é para colocar em campo, os 11 tratores que estão em processo de aquisição. "Já recebemos sete", disse Sampaio. "Esperamos que até a primeira quinzena de fevereiro as questões burocráticas já estejam resolvidas e o preparo de terra seja iniciado".

A vantagem de uso de uma frota própria para o programa, segundo Sampaio é a redução de custo e possibilidade de aração de uma área maior de cultivo. Nos próximos dias, será definida a contrapartida dos produtores por meio de associações comunitárias e questões de segurança no trabalho, com o uso correto das máquinas.

Definição
Em Acopiara, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município vai definir na próxima semana detalhes do programa de preparo de terra. De acordo com o coordenador de projetos, Francisco Chagas de Carvalho Neto, uma reunião com representantes de associações comunitárias vai apontar a quantidade de famílias a serem beneficiadas, em cada região. "Já fizemos um levantamento dos tratores e de seus equipamentos", frisou. "Agora vamos para a etapa de planejamento". O prefeito de Icó, Jaime Júnior, disse o município vai investir no preparo de terra para o plantio agrícola, mas que as decisões só serão tomadas a partir da próxima semana para definição do programa.

Mais informações
Prefeitura de Várzea Alegre
Secretaria de Agricultura
Fone: (88) 9612.4333

Secretaria de Agricultura de Iguatu
Fone: (88) 3581.6527

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis