“Hora de Plantar” começa a estocar sementes no Cariri

Começaram a chegar aos armazéns regionais do Estado do Ceará as primeiras sementes da 27ª edição do Programa Hora de Plantar. Em Barbalha, no Cariri, o armazém regional recebe os primeiros grãos selecionados desde o dia 27 de dezembro. No Estado, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, serão beneficiados pelo menos 145 mil agricultores, com 3.800 toneladas de grãos. Mas, a distribuição ainda depende do prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), do Estado. A previsão é que as primeiras informações sejam divulgadas no dia 20.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, para as sementes serem distribuídas é preciso estar chovendo, com terra apropriada para receber o cultivo. A expectativa é de um bom inverno.

No Cariri, onde ocorrem as primeiras precipitações pluviométricas do Estado, é feita inicialmente a distribuição das sementes de feijão, milho, além do sorgo e do feijão guandu, mais voltados para a alimentação animal. Serão beneficiados quase 11 mil agricultores.

Cerca de 400 toneladas de milho serão distribuídas na região e mais de 18 toneladas de feijão. Com invernos irregulares e seca nos últimos anos, os agricultores foram anistiados do pagamento das sementes em 2012 e 2013. Nelson Martins afirma que as perdas foram muito altas. Parte dos custos das sementes foi financiada pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura (Fedaf). No Cariri, segundo a chefe do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Elcileide Mendonça, chegou a quase 70% de perda, mesmo com a possibilidade de juntar mais águas nos pequenos reservatórios domiciliares.

Ela afirma que, este ano, os impactos poderão ser bem menores na região, mesmo com pouca chuva, já que os últimos anos de escassez de inverno serviram de alerta para novos investimentos em tecnologias, construção de reservatórios e culturas adaptadas ao período. Mas, mesmo assim, o secretário destaca a sua preocupação em relação à irregularidade do inverno, principalmente por conta do baixo nível de água dos reservatórios no Estado. Alguns deles deixaram cidades em colapso de abastecimento para consumo humano.

As primeiras sementes que chegaram ao Cariri estão estocadas no Armazém Regional, na cidade de Barbalha. “Tão logo seja autorizada a distribuição, estaremos prontos para entregar as sementes aos agricultores da região”, diz a chefe do escritório regional.

Cidades como Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Missão Velha, onde há grande cultivo de milho, além de Nova Olinda, Grangeiro, Caririaçu, Abaiara, Várzea Alegre, Santana do Cariri, Altaneira, entre outras cidades da região, receberão de forma simultânea os produtos para o plantio. Também estarão disponíveis mudas de caju anão precoce enxertado. De acordo com Elcileide Mendonça, foram feitos grandes investimentos na área de tecnologia para convivência com o semiarido.

As pessoas, segundo ela, passam a se prevenir muito mais do que em anos de inundação. “Esse ano de 2013, acompanhado de anos até piores, serviu de lição e acordou as pessoas para investirem mais”, diz.

Os agricultores estão otimistas em relação a um bom inverno. Os sinais aparecem, desde a numerologia, por ser um ano que termina no número 4. Elcileide diz que há a crença de que todos os anos com término nessa numeração são bons de chuva. A floração do pequizeiro, abundante na Serra do Araripe, também indica um bom inverno. Esse ano, o pequizeiro tomado por flores características dessa época do ano, dá um ânimo a mais para o agricultor.

Previsão
Os profetas anunciam chuvas para os próximos 10 dias. Essa expectativa, segundo o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, já vem desde dezembro, quando alguns agricultores se antecipam com os primeiros plantios. Alguns deles chegam a até perder o que plantou, com as típicas sementes caboclas armazenadas em casa, do que sobrou do ano passado.

Ao mesmo tempo, Zilcélio alerta para a distribuição das sementes pelo Governo do Estado, para que não venham tarde, e com isso os agricultores acabarem plantando fora do prazo. Ele disse que a maioria já está com a terra preparada para o plantio, e que é importante aproveitar as primeiras chuvas.

Segundo o secretário do Sindicato, são poucos os agricultores que guardam as sementes caboclas para o plantio, pois já há uma cultura de cultivar as sementes ofertadas pelo governo. Ele avalia que há o aspecto favorável das sementes terem condições de germinação em pouco tempo, mas há a dependência na entrega no período estipulado.

Os técnicos afirmam que, se houver a distribuição antes do tempo, produtores podem se antecipar no plantio e perder a safra por falta de chuvas.

Mais informações
Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato
Rua Dom Pedro II, 56
Região do Cariri
Telefone: (88)3523.1623

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis