Professores recebem títulos da Urca

O fundador do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, Plácido Cidade Nuvens, e uma das maiores estudiosas da religiosidade brasileira, além do cangaço, antropóloga Luitgarde de Oliveira Cavalcante Barros, foram agraciados na noite de ontem, com o título de "Doutor Honoris Causa", durante solenidade, na Universidade Regional do Cariri (Urca), campus Pimenta, no Crato.

A cerimônia foi presidida pela reitora da Urca, Otonite de Oliveira Cortez. Ela destacou que o título honorífico aos professores foi aprovado pelo Conselho Universitário da Urca, por meio de votação. Os nomes foram levantados pela grande importância que representam para a pesquisa científica, a história, o trabalho voltado para a valorização e o desenvolvimento social e econômico da região, além da literatura. De acordo com a reitora, esse é o maior título ofertado pela Universidade, concedido às pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e o progresso da Universidade, no âmbito das ciências, do ensino ou da extensão, e também para a região e o País.

Nos últimos anos, foi aprovada a concessão de três títulos de "Doutor Honoris Causa", na instituição, incluindo o ex-reitor, Plácido Cidade Nuvens, e da professora Luitgarde Barros, além de Madre Feitosa. A indicação do Professor Plácido e Madre Feitosa e a defesa dos nomes partiu da própria conselheira, professora Otonite, e a professora do Departamento de História da Universidade, Fátima Pinho, apresentou o nome da Professora Luitgarde, endossado pelas integrantes do conselho e Professoras, Paula Cordeiro e Renata Marinho Paz.

Reconhecimento
A apresentação de Luitigarde, durante a solenidade, foi realizada por Fátima Pinho, e do professor Plácido, pela professora Edith Meneses. Segundo a professora e historiadora da Urca, Fátima Pinho, para quem reconhece a importância da pesquisa acadêmica, estas são duas grandes personalidades, da mais alta relevância pela contribuição que têm dado ao mundo da ciência. "São duas personalidades intelectuais e merecedoras deste reconhecimento: Plácido e Luitgarde", ressalta. Ela destaca a professora Luitgarde Barros, como uma das mais importantes intelectuais do Brasil. Escreveu o livro sobre o Padre Cícero e a devoção popular no Juazeiro, "A terra da mãe de Deus".

O professor Plácido Cidade Nuvens é doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino - Roma, com Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana - Roma e Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. Foi vice - reitor da Urca entre 1996 e 2003 e eleito reitor na consulta realizada em 24 de maio de 2007 e permaneceu no cargo até 2011. Fundador, ex-diretor e ex-coordenador da Rede de Sustentação Científica do Museu de Paleontologia da Urca, que lhe valeu o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, em 2001. Membro da equipe de Coordenação do Planejamento Estratégico da Urca- de 1992 a 2002. Foi Diretor do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT entre os anos de 1992 e 1993, além de Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados - Cesa, no ano de 1991.

Prefeito do município de Santana do Cariri entre 1983 e 1989, também foi professor do Curso de Direito desde 1974. Coordenador do Curso de Direito entre 1974-1975. Coordenador da Fundação Padre Ibiapina (1974-1982). Coordenador-Geral do Simpósio Regional de Educação, que definiu a estratégia de criação da Urca, ocorrido em 1975. Também integrante da Equipe de Implantação da Meso-Região da Chapada do Araripe, prestando relevantes serviços ao desenvolvimento regional e divulgação científica, a exemplo das riquezas na área da paleontologia, história e cultura regionais. Atualmente é coordenador do Museu de Paleontologia da Urca, em Santana do Cariri.

Relevância
A antropóloga Luitgarde Barros por 15 anos lecionou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na qual teve suas atividades acadêmicas encerradas no ano de 2011. É considerada uma das mais importantes intelectuais do Brasil. Nascida em Santana de Ipanema, Alagoas, em 1941, Luitgarde tem um papel importante nos estudos da religiosidade do brasileiro, especificamente na dos moradores da região Nordeste.

Os trabalhos de Luitgarde sempre foram voltados à religião na sociedade brasileira, sobretudo, a da região Nordeste do País. Os estudos dela foram norteados pelos escritos de Antonio Gramsci e divulgados através de livros, como "A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão", cujo texto mostra os caminhos percorridos por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o mais famoso cangaceiro do Brasil e do irmão dele, que acabou se tornando religioso. O livro recebeu uma indicação para o prêmio Jabuti de literatura. Nesse trabalho, Luitgarde reúne todos os detalhes para desmistificar Lampião.

Mais informações
Reitoria da URCA
Campus do Pimenta
Crato - CE
Telefone: (88) 3102.1292

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis