Iguatu (CE): Chuva de 98 milímetros provoca transtornos

Voltou a chover em várias regiões do Ceará. Na madrugada de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 105 municípios. A região Centro-Sul foi a mais favorecida. A maior pluviometria ocorreu nesta cidade (98 milímetros). No bairro Paraná e na Vila Moura, a água entrou em algumas casas causando transtornos e prejuízos para as famílias. Carros usados em um pátio ficaram submersos.

A chuva de ontem foi a maior do ano nesta cidade. O índice mais elevado, até então, ocorreu em 26 de abril passado, 38 milímetros. Os moradores desta cidade foram surpreendidos pela intensa queda d´água que começou por volta das 4 horas da madrugada de ontem. Os maiores transtornos ocorreram nas vilas Moura e Neuma. Esgotos entupidos e bloqueados impediram a vazão da água que se acumulou e invadiu algumas casas.

Rotina modificada
Alunos tiveram dificuldades de chegar ao colégio Liceu de Iguatu, no bairro Paraná. Pela manhã, por volta das 7 horas, a água acumulada nas ruas 25 de Março e Estados Unidos chegava a 30 centímetros de altura. Centenas de pessoas tiveram dificuldades de sair para o trabalho. Ruas planas e baixas contribuíram para o surgimento de vários pontos de alagamento, no entorno da Praça da Mulher. O pátio do 10º Pelotão da Polícia Militar também ficou alagado.

Os maiores transtornos ocorreram na Vila Moura. A dona de casa, Francisca Oliveira, disse que a água veio rapidamente e invadiu a casa, queimando o motor da geladeira e estragando outros móveis, na Rua Deputado Erasmo Alencar. "Ninguém esperava, veio de uma vez", contou. "Foi um sufoco". Uma vizinha também teve móveis molhados.

O esgoto na esquina das ruas José Moura Sobrinho com Amália Brasil não deu vazamento e a água subiu pela rua e calçadas entrando nas casas de piso mais baixo. A manhã de ontem foi de trabalho de limpeza e escoamento da água e da lama. No Mercadinho Barbosa, mercadorias que estavam nas partes mais baixas ficaram estragadas. Estantes de uma loja de confecções também foram atingidas pela inundação que foi rápida. Às 9 horas, o nível da água já havia baixado.

A leitura da pluviometria para registro da Funceme é realizada no período das 19 horas às 7 horas da manhã. Na estação do escritório regional da Ematerce foram anotados 98 milímetros, mas depois das 7 horas, nova chuva banhou a cidade de Iguatu e foram observados mais 20 milímetros. Esse posto é cadastrado pela Funceme, que também registrou chuva de 80 milímetros na localidade de Quixoá e 65mm no sítio Baú, zona rural deste município. No centro urbano, na Cooperativa de Iguatu, foram assinalados 115mm.

Explicação
De acordo com a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, as precipitações da madrugada de ontem foram resultantes de uma conjunção de dois fatores meteorológicos. "Houve influência da frente fria que chegou à Bahia e a formação de um sistema convectivo por convergência de umidade", disse. "Essas chuvas são importantes para o aporte de água nos pequenos reservatórios e formação de pastagem nativa para os animais".

A Funceme mantém o prognóstico de ocorrência de chuva abaixo da média para a quadra invernosa (fevereiro a maio). "As chuvas devem permanecer irregulares no espaço e no tempo", observou Meiry Sakamoto. "Em um mesmo município temos pluviometria variada".

Ocorrência pontual
A meteorologista fez questão de esclarecer que mesmo em período de seca, ocorrem chuvas isoladas. "Quando a gente fala que o ano será seco, com precipitações abaixo da média, não queremos dizer que não vai chover nada, não é isso", frisou. "A gente faz essa observação porque muitas pessoas questionam a ocorrência dessas chuvas isoladas que são registradas no Estado".

Segundo a Funceme, as maiores chuvas de ontem foram registradas em Iguatu (98mm), Ipaumirim (75mm), Ibiapina (60mm), Ubajara (57mm), Acopiara (56mm), Cedro e Banabuiú (52mm).

Apesar de trazer alegria para o sertanejo, as últimas chuvas não revertem o quadro de queda drástica da produção de cereais (milho, feijão) no Ceará, neste ano, por causa da estiagem que se prolonga desde 2012. "Quase ninguém plantou porque até a primeira quinzena de março choveu muito pouco", disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa. "Depois as chuvas ficaram irregulares e não havia esperança de que um plantio mais tardio desse certo".

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, informou que operários e máquinas realizaram ainda na manhã de ontem a limpeza e desobstrução de bueiros nas áreas onde foram registrados pontos de alagamento. "O serviço vai continuar nos próximos dias", disse. "Nós solicitamos o apoio dos moradores para que coloquem lixo fora de casa somente nos dias de coleta e que evitem deixar próximo das calçadas podas de árvore".

Mais informações
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Av. Rui Barbosa, 1246 - Aldeota
Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3101-1088

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis