Mauriti (CE): Município recebe 3 toneladas de donativos

Cerca de três toneladas de sopa instantânea foram doadas recentemente a entidade Amigos do Bem, e moradores de Mauriti, inseridos no projeto, foram beneficiados com os produtos. A doação foi realizada por meio da Ajinomoto do Brasil, que também beneficia 9.600 famílias atendidas pela instituição, desde 2002. O trabalho da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) tem a finalidade de atuar na erradicação da fome e da miséria do sertão do Nordeste, por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis, na busca do desenvolvimento social da população carente.

Pessoas carentes
O público da Amigos do Bem, entidade não governamental sem fins lucrativos, é formado por comunidades do sertão nordestino em situação de vulnerabilidade e exclusão social em decorrência da condição de absoluta miséria. Entre os principais projetos está a distribuição mensal de 185 toneladas de alimentos. Atualmente, está sendo desenvolvido o projeto de construção de quatro Cidades do Bem, dotadas de completa infraestrutura, com casas de alvenaria, saneamento básico e elétrico, escolas e consultórios médicos, que atendem a mais de 3 mil pessoas; desenvolvimento do potencial de cada região, com plantação de caju e aulas de artesanato, e distribuição de medicamentos, cadeiras de rodas, colchões e outros itens essenciais.

"A Ajinomoto do Brasil acompanha o trabalho da Amigos do Bem há algum tempo e, agora que surgiu a oportunidade de contribuir, ficamos extremamente felizes em ajudar", ressalta Luiz Silva, diretor Administrativo da Ajinomoto do Brasil. Em 2013, mais de 30 instituições diferentes foram beneficiadas com a doação de produtos pela empresa. Elas foram escolhidas entre as entidades cadastradas na rede de relacionamento da área de Responsabilidade Social, a partir do perfil dos beneficiários, do tipo e da quantidade dos produtos disponíveis para serem doados.

A maioria das doações vem da fábrica da empresa em Limeira, interior de São Paulo, e de centros de distribuição no Nordeste e no Rio Grande do Sul.

Mini-cidades
O projeto desenvolvido em Mauriti envolve comunidades do sítio Brejo Grande, na localidade de Coité, envolve o sistema de agrovila. Desde 2006, tem se desenvolvido beneficiando as famílias, com uma estrutura de uma mini-cidade. O local conta com casas de alvenaria, centro educacional modelo para atender estudantes do ensino fundamental, igreja, espaços para a prática do esporte, entre outros equipamentos projetados para atender a comunidade.

A técnica do cultivo do caju foi levada para os moradores e hoje são mais e 210 hectares do fruto cultivados na área.

Todas as casas da Cidade do Bem contam com estrutura de saneamento básico, água encanada, rede elétrica, mobília completa e enxoval.

E a ideia da sustentabilidade também se estende ao cotidiano de cada família, que receberam uma área específica para o plantio de feijão e milho, contando sempre com o suporte contínuo dos técnicos contratados pelos Amigos do Bem.

A presidente da entidade, Alcione de Albanesi, afirma que a escolha das regiões para distribuição dos alimentos se dá por nível de carência. "Os locais que atendemos são realmente afastados e carentes de condições mínimas de sobrevivência", explica.

Ela destaca a importância de contribuições desse porte, já que a desnutrição é comum no sertão nordestino. Todos os meses, são distribuídos para 9.600 famílias alimentos, roupas, remédios, além de ser realizado um trabalho socioeducativo, com palestras jovens e adultos.

Mais informações
Ajinomoto no Brasil
Ketchum: (11) 5090-8900
Daniela Resende (11) 5090-8955

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis