Crato (CE): Cidade faz coleta seletiva de lixo

Com o objetivo de atingir 5% da população cratense, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos do Município (Semac) está realizando um projeto de coleta seletiva. Ao todo, o Reciclação vai envolver 25 bairros, porém, inicialmente devem participar apenas aquelas localidades onde há parceiros como Organizações Não Governamentais e associações que já trabalham com resíduos sólidos. A proposta que é voltada para o desenvolvimento sustentável do planeta visa gerar renda para as famílias. Até agora, os distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino já contam com células do recolhimento do material reciclável.

O Reciclação já está rendendo frutos. No bairro Batateiras, o grupo Legião Unida Pela Paz faz a coleta seletiva uma vez por mês. Desde o início deste ano até hoje, a Semac estima que foram retiradas do meio ambiente cerca de 20 toneladas de lixo.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação dos Recicladores do Crato, que seleciona o material e o repassa para as empresas de reciclagem. A venda dos produtos é fonte de renda de 20 agentes recicladores. Outra grande meta do Núcleo de Educação Ambiental é formar uma cooperativa que auxilie na organização dos trabalhos de todas as pessoas que coletam os resíduos.

O sistema de colaboração coletiva deverá beneficiar cerca de 300 homens e mulheres e retirar 30% do material reciclável que é enviado aos lixões.

Até 2014, nenhum município do País poderá ter lixões. Na região do Cariri, um aterro sanitário consorciado está sendo viabilizado pelo Governo do Estado.

Faltam ações
A obra irá atender às demandas de dez cidades. No entanto, delas, nem todas estão desenvolvendo ações de acordo com as exigências da iniciativa.

Levando em conta o crescimento econômico regional ajustado à proteção do meio ambiente, o Reciclação vai expandir a proposta. Todos as residências que contribuírem com a doação de material reciclável serão identificadas através de um selo da Semac. Na última segunda-feira, os moradores do bairro Mirandão foram envolvidos no projeto. Na localidade, cerca de 40 pessoas entre jovens e adultos do Projeto Vida Livre e da Associação dos Recicladores do Crato fizeram visitas aos domicílios para conscientizar as donas de casa sobre a importância de separar o material reciclável do restante do lixo. Na comunidade, foi instalado um ponto de coleta seletiva de papel, papelão, vidro, metal e plástico.

De acordo com o coordenador do projeto, Paulo Sérgio Garcia, é importante garantir o futuro das próximas gerações. Ele diz que é necessário utilizar os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham. Através do Reciclação enxerga uma melhoria da qualidade de vida da população. "Em pouco tempo, todos poderão ver a seriedade deste projeto e se sentirão estimulados a colaborar. As pessoas precisam se conscientizar é urgente a mudança de hábitos. Lixo não é lixo e pode ser transformado", revela.

Produção de itens
De forma a gerar um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social, além de buscar a erradicação da pobreza, com o recolhimento dos resíduos sólidos, o Reciclação pretende retomar a cadeia produtiva de bens como os objetos artesanais e a fabricação de peças de vestuários sem a utilização de recursos naturais.

Uma parte do material será destinada a projetos de arte que, por meio de oficinas, produzem vassouras, brinquedos e artigos de decoração. Ainda serão estabelecidas as metas de redução da produção de resíduos e a elaboração de novas medidas que repensem o uso, a recusa, a reutilização e reciclagem deles.

Atualmente, no Cariri, a reciclagem de resíduos sólidos é vista por muitos como atividade irrelevante. Os recicladores em diversas ocasiões são ignorados pela população que desconhece os conceitos da reciclagem. Contudo, a região abriga a sede de uma das maiores empresas de reciclagem do Norte e Nordeste, a Arplast, que está instalada em Juazeiro do Norte e emprega cerca de 90 funcionários diretos.

Mais informações
Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente
Rua 7 de Setembro, 150
Bairro: São Miguel, Crato
Telefone: (88) 3586-8011

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis