Crato (CE): Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos

Com o surgimento das cidades, iniciou-se, também, o processo de contaminação por doenças. Em Crato, segundo informa a Vigilância Sanitária, o aumento de pessoas acometidas por enfermidades causadas pelo consumo de alimentos é considerado alto. Para intervir nos riscos à saúde dos consumidores, o órgão está realizando um trabalho de controle sanitário no município.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Crato, Dionis Gomes, o órgão está, inicialmente, orientando os donos de estabelecimentos que prestam serviços de saúde e alimentos, sobre as normativas básicas propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Estabelecimentos de saúde – farmácias e consultórios médicos – e alimentícios – bares, restaurantes, lanchonetes e mercados – estão sendo avaliados. Depois desta etapa, inicializará as fiscalizações e autuações”, ressalta.

Ainda segundo Dionis Gomes, a ação será, também, direcionada aos permissionários dos mercados públicos. “Atualmente, eles estão em péssimas condições de trabalho. Existe um plano de execução para melhorá-los, mas por enquanto não o iniciamos. É preciso que os comerciantes sigam realizando uma limpeza básica, fazendo assepsia no seu ambiente de trabalho e nos produtos, a exemplo de manter a carne conservada, para que não possibilite a transmissão de doenças aos consumidores”, enfatiza.

Foto: Serena Morais

Fonte: Jornal do Cariri



AddThis