O que está acontecendo com a Rede Globo?

A Rede Globo continua sendo a principal emissora desse país e a terceira do mundo. A liderança no Ibope é alcançada com facilidade em todos os horários, porém, nas manhãs, a disputa não é nada fácil. A partir das 08h30, há muitas dificuldades para a emissora se manter na liderança. Record e SBT estão sempre com quase os mesmos índices que a líder e muitas vezes a ultrapassam. Mas por que isto ocorre, afinal?

Responder a essa pergunta não é uma tarefa fácil, porém, também não é tão difícil quanto pode parecer. O "Mais Você" é um programa que sempre fez muito sucesso com as donas de casa e ocupava a grade vespertina quando estreou, em 1999. Ao ir para as manhãs, variou de horário, atualmente começa às 08h30, mas continuou tendo boa repercussão e ainda pode ser considerado um bom programa. Ana Maria Braga é muito querida e tem um público fiel. Porém, aos poucos, foi perdendo audiência e não era raro o "Fala Brasil", jornalístico da Record, ser líder no horário ou então empatar em primeiro lugar. Para impedir que este fato continuasse acontecendo, resolveram aumentar as pautas policiais do "Mais Você". Não surtiu muito efeito e devido às muitas críticas, acabaram não explorando tanto esta temática pesada este ano.

Em 2011, a Globo lançou o "Bem Estar", programa sobre saúde e apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha. A atração é muito interessante e as dicas dos médicos convidados são sempre proveitosas. Apesar da qualidade, osnúmeros no Ibope não sofreram muita variação e os índices alcançados são quase os mesmos que os do "Mais Você".

Embora muitos achem o contrário, a "TV Globinho" não era um sucesso. A atração infantil liderava algumas vezes, perdia outras, ou então empatava com SBT e Record. Ou seja, a Globo não resolveu retirar o programa de sua grade por puro capricho de Fátima Bernardes. Falando na agora apresentadora, o "Encontro com Fátima Bernardes" está longe de ser um fracasso. Os índices alcançados são quase os mesmos que a "TV Globinho" conseguia (entre 5 e 7 pontos); a estreia obteve 10 pontos devido à curiosidade gerada. Apesar de o programa ser batido e pouco atraente, não se pode classificá-lo como um projeto mal-sucedido.

A verdade é que não há nada de errado na programação matutina da Rede Globo. A forte concorrência das manhãs impede que a emissora consiga uma larga vantagem na liderança e não seja constantemente ameaçada pelas atrações da Record ("Fala Brasil" e "Hoje em Dia") e SBT com os seus desenhos ("Bom Dia & Cia"). O público do horário também não costuma se fixar muito em um só canal e costuma 'zapear' bastante. A estreia do "Encontro com Fátima Bernardes" foi uma grande estratégia para bater a Record e o objetivo tem sido alcançado com mais facilidade, porém, acabou reforçando o ibope do SBT, que 'pescou' todo o público infantil da "TV Globinho". Será muito difícil que uma emissora específica (seja ela qual for) consiga uma liderança isolada nas manhãs atualmente. E essa disputa é benéfica para o telespectador, que se vê com um leque maior de opções e acaba incentivando as emissoras a sempre se renovarem e jamais se acomodarem.

Fonte: De Olho Nos Detalhes

AddThis