Furtos e roubos são os crimes mais recorrentes no Cariri

Os furtos e roubos são as práticas de criminalidade mais recorrentes entre os jovens de 15 a 24 anos, conforme foi constado na pesquisa. Os dados foram coletados para o mapeamento da criminalidade junto ao Juizado de Menores, em Juazeiro do Norte, e aos processos reunidos nos Procedimento Especial Contra Adolescentes (Pecas), todos já remetidos à justiça na região.

Nos dados coletados na RMC, percebeu-se casos do interior do Pernambuco e também do Piauí, pela proximidade com Juazeiro do Norte. A polícia forense considera a área metropolitana, pelo fato da terra do Padre Cícero ter o Instituto Médico Legal (IML). Isso fez com que o número de mortalidade tivesse uma elevação, no cômputo geral, mas mesmo diante dessa constatação, o pesquisador expõe a sua preocupação. Somente em 2009 foram notificados 300 casos de mortes entre adolescentes, na RMC; em 2010, 252 casos. Os homicídios estão relacionados em maior número ao uso de armas de fogo. Os homens têm morrido mais.

Em Juazeiro, no ano de 2009, foram 95 pessoas assassinadas, 93 do sexo masculino e 2 mulheres. Em 2010, foram 80 casos, 5 deles envolvendo mulheres.

Apesar dos jovens não revelarem nesses processos o uso das drogas, se percebe durante as pesquisas, em entrevistas realizadas na cadeia pública do Município, que os conflitos internos refletem o que acontece lá fora, como as disputas pelas "bocadas" e posse das drogas. "É um reflexo do que acontece também dentro dos presídios", diz.

Disputas
Para o pesquisador Antônio dos Santos, se percebe nas falas dos próprios entrevistados, que roubos e furtos estão associados à disputa pelo tráfico de drogas.

Ao mesmo tempo, há bairros que são mais estigmatizados como mais violentos, a exemplo do João Cabral, Pio XII, Parque Antônio Vieira, Frei Damião, de onde vêm a grande maioria desses jovens da cadeia pública. E são também identificados nos processo e pastas de arquivos que estão no juizado de menores.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis