Descontentes, prefeitos cobram do Estado agilidade contra seca

A paciência dos prefeitos de municípios que sofrem com o prolongamento da seca parece ter chegado ao fim. A percepção geral entre eles é de que muito tem se discutido, mas as ações para amenizar a situação crítica provocada pela estiagem não têm surtido o devido efeito. Ontem, a reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, foi marcada por reclamações e por exigências de que ações concretas e imediatas sejam tomadas.

O primeiro a demonstrar insatisfação foi o deputado estadual Roberto Mesquita (PV), vice-presidente da Comissão Especial formada na Assembleia Legislativa para acompanhar as ações de combate à seca. A reunião transcorria com uma série de números apresentados pelos vários órgãos que compõem o comitê. Ao tomar a palavra, o deputado disse que quase toda a reunião havia sido de “números e balelas que todo mundo já sabe”.

A fala de Mesquita desencadeou a reação dos prefeitos. Todos disseram reconhecer os esforços dos órgãos responsáveis, mas alegaram atraso em algumas ações. O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSD), disse que o gado está morrendo de fome e logo começará a morrer de sede. Prefeitos de Milhã, Iracema, Pedra Branca, Choró, Canindé e Pereiro fizeram reclamações semelhantes.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, disse que, pedirá audiência com o governador Cid Gomes para levar a ele “propostas complementares”. Para conseguir mais recursos federais, afirmou que vai pedir a mobilização à bancada federal. O secretário pondera ainda que há muitas ações em andamento. “Não é por falta de ações do poder público”, diz. (Marcos Robério)

Saiba mais
Confira as áreas mais afetadas pela seca no Ceará e a situação de abastecimento nos respectivos reservatórios:

Colapso
Beberibe
Irauçuba
Itapajé
Milhã
Pacoti
Paracuru
Quiterianópolis
Salitre
Itatira
Trairi

Colapso iminente
Acopiara
Caridade
Crateús
Tauá

Em alerta
Pecém
Fortim
Pacujá
Palmácia
Alcântaras
Antonina do Norte
Catunda
Coreaú
Ibaretama
Parambu
Pereiro
Potiretama
Itapipoca
Martinópolis
Nova Russas
Redenção
Acarape
Barreira
Madalena
Caririaçu
Canindé
Tejuçuoca
Potengi

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Governo do Estado, as previsões para cada localidade são feitas levando em conta cenário semelhante ao do ano passado, ou seja, quando chove muito pouco ou nada, impossibilitando o reabastecimento dos reservatórios.

Fonte: O Povo



AddThis