Juazeiro do Norte (CE): Cidade reúne exposição de carros antigos

Até o próximo domingo, os amantes de carros que marcaram épocas podem apreciar a exposição de "Carros Antigos". São 14 veículos pertencentes ao Club do Automóvel Cariri Siqueira Campos, expostos na Praça da Eventos e no mall do Cariri Garden Shopping. A entidade chega a reunir mais de 100 veículos, pertencentes a colecionadores, basicamente, das cidades de Crato e Juazeiro do Norte e alguns de Barbalha. Os antigos mobilistas do Cariri ainda comemoram a filiação à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que certifica todos os carros, com placa preta específica para os veículos acima de 30 anos de lançamento, com 80% de originalidade.

Com a certificação, que também traz junto um calendário de evento com exposição dos automóveis, os veículos chegam a dobrar de preço. E não faltam admiradores de peças raríssimas e num estado de conservação admirável, a exemplo de um Oldsmobile Ninyty Eight, 1952, um clássico americano, entre os integrantes da exposição. São 10 carros na Praça de Eventos do shopping e outros 4 veículos nos corredores do mall.

Público
Segundo o gerente de marketing do shopping, Eduardo Duffles, o público tem aumentado em cerca de 5% no empreendimento, durante a exposição. O evento é uma parceria entre o Club do Automóvel e o empreendimento. Entre os veículos expostos estão um Chevrolet Brasil - 1963; um Ford F75 - 1974; um Chevrolet Chevette 1.4L SL - 1974 e Chevrolet Chevette 1976. Além desses veículos, também conta com o raro Oldsmobile Ninyty Eight - 1952; um Dodge Kingsway Custom - 1952; um DKW Belcar - 1965; o famoso Cadillac Cupê de Ville - 1954; um Ford Maverick - 1978 e um Puma GTS Conversível - 1978.

Para o presidente da entidade que congrega os carros antigos, Diogenaldo Dourado dos Santos, essa é uma forma de levar ao público um pouco da história do automóvel. Ela afirma que há uma importante peculiaridade dentro desse trabalho, ao enfatizar que todos os carros estão em funcionamento. Tanto que há exposições que são realizadas em cidades como Brejo Santo. "Fazemos em praças públicas, com autorização das prefeituras locais e com segurança, para manter a conservação dos carros", diz ele. O presidente, que está no cargo durante os seis anos de criação da entidade, afirma que no próximo dia 19 de maio, aniversário dos seis anos do Club, acontece a eleição para a segunda diretoria.

A entidade possui atualmente 40 associados. Alguns deles têm até mais de três veículos. O presidente se abstêm de citar nomes de proprietários para não dar preferências e nem citar valores financeiros dos carros. Há veículos estimados em mais de R$ 250 mil, por exemplo, e outros de R$ 5 mil. "Mas o valor mesmo é afetivo", diz ele. São carros caros e raros. E essa valorização, com o reconhecimento nacional, encheu de mais alegria o coração dos colecionadores associados.

Ações
"É na verdade o que faltava para realmente dar a tônica oficial à entidade de colecionadores", afirma Diogenaldo. No interior do Estado, há um clube de carros antigos também em Sobral. A entidade da região Norte iniciou o processo de coleção em todo o interior do Estado.

Os veículos são de causar admiração aos mais ávidos colecionadores. Com os carros super preservados, os organizadores esperam um grande público durante o período de realização da exposição no Cariri.

De acordo com Eduardo Duffles, este evento está na linha de ações para 2013, com a finalidade de valorizar culturalmente a cidade e apoiar as ações que acontecem na região. "A exposição Carros Antigos traz o Club do Automóvel Cariri, um importante grupo da região", ressalta. Ainda conforme Eduardo, os carros, com certeza, têm encantado os clientes e gerações.

Confira a exposição em fotos:



Mais informações

Club do Automóvel Cariri Siqueira Campos
(88) 9965-3139
Data da Exposição: 10 a 17/03
Cariri Garden Shopping

SAMUEL PINHEIRO
FOTOS

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis