Sua saúde: Aprenda a identificar por que o bebê está chorando

Por que o bebê está chorando?
Pesquisadores espanhóis decidiram descobrir não apenas por que um bebê está chorando, mas também se seus pais são bons em apontar a verdadeira razão do choro.

Não é nada fácil saber por que um recém-nascido chora, especialmente para os pais de primeira viagem.

Embora as razões principais sejam fome, dor, raiva e medo, os adultos não conseguem reconhecer facilmente que emoção é a causa das lágrimas em cada ocasião em particular.

Por meio de uma observação cuidadosa e sistemática, incluindo filmagens e fotografias, Mariano Chóliz e seus colegas da Universidade de Valência (Espanha) acreditam ter desenvolvido uma técnica para fazer isso com maior precisão.

Choro nos olhos e no grito
Os pesquisadores conseguiram determinar as diferenças no choro para três emoções básicas: medo, raiva e dor - a fome ficou de fora.

A principal diferença está na atividade dos olhos e na "dinâmica do choro".

"Quando os bebês choram por causa de raiva ou medo, eles mantêm seus olhos abertos, mas os mantêm fechados quando choram de dor," afirma o pesquisador.

Quanto à dinâmica do choro, tanto os gestos quanto a intensidade do choro aumentam gradualmente se o bebê está com raiva. Ao contrário, o choro é o mais intenso que o bebê consegue no caso de dor e de medo. Os pais não se saíram bem em detectar nenhuma das causas.

No entanto, "embora os observadores não tenham conseguido reconhecer a causa corretamente, quando os bebês choraram porque estavam com dor, isto provocou uma reação afetiva mais intensa do que quando eles choraram por causa de raiva ou medo ", destaca Chóliz.

Veja abaixo a descrição detalhada das razões do choro do bebê:

Bebê chorando de raiva
  • Quando está com raiva, a maioria dos bebês mantém os olhos semicerrados - ou aparentemente não olhando para direção nenhuma, ou de um modo fixo e proeminente.
  • A boca fica aberta ou semi-aberta, e a intensidade do choro aumenta progressivamente.
Bebê chorando de medo
  • No caso do medo, os olhos do bebê permanecem abertos quase o tempo todo.
  • Além disso, às vezes as crianças têm um olhar penetrante e movem sua cabeça para trás.
  • Seu grito parece ser explosivo, depois de um aumento gradual da tensão.
Bebê chorando de dor
  • A dor se manifesta por um choro com os olhos constantemente fechados. Quando os olhos se abrem, é apenas por alguns momentos, verificando-se um olhar distante.
  • Além disso, há um elevado nível de tensão na área dos olhos e a testa fica franzida.
  • O grito começa com a intensidade máxima, começando de repente e imediatamente após o estímulo que gerou a dor.
Finalmente, para saber se o bebê está com fome, é melhor acompanhar os horários de alimentação, já que os pesquisadores não encontraram nenhum padrão no choro de fome.

Fonte: Diário da Saúde



AddThis