Juazeiro do Norte (CE): Semana comemora o patriarca da cidade

Uma semana de comemorações ao maior líder do Município, Padre Cícero, começa na próxima segunda-feira, dia 18, com abertura oficial às 18h30. A 31ª semana de comemorações dos 169 anos do sacerdote abre com apresentação de grupos de tradição popular no Largo do Socorro, banda de música e participação das autoridades locais.

A festa passou a ser uma tradição na cidade. A finalidade é propagar mais o aniversário, no dia 24, já que é até maior a recepção dos romeiros na data da morte do padre, em 20 de julho, com quantidade maior de romeiros na cidade.

A Secretaria de Turismo e Romaria está à frente da organização do evento, que vai de 18 a 24 de março, dividindo parceria com diversos órgãos. Palestras, maratona, procissão, campeonato de xadrez, uma prática iniciada na cidade pelo próprio sacerdote, além da presença dos grupos de folclore, estarão sendo realizadas em vários espaços da administração.

Homenageados
No dia 22, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, assina o decreto pela criação do Certificado Dário Maia Coimbra, integrante da imprensa juazeirense. Os primeiros homenageados, com entrega de placa de honra ao mérito a radialistas e jornalistas, serão Paulo Ernesto, da TV Verdes Mares Cariri; Elizangela Santos, Diário do Nordeste; Murilo Siqueira, da rádio Tempo FM; Delton Sá, da Rádio Vale FM; e Francisco Fabiano, da rádio Tempo FM.

De acordo com o secretário Wellington Costa, a meta neste ano é possibilitar maior divulgação possível da data e chamar romeiros de outros estados para vir comemorar, que tem direito ao corte de um bolo feito por moradores do bairro Socorro, onde começou com maior tradição a festa de comemoração do aniversário. No local, desde o início da noite que antecede a festa, de frente ao Memorial Padre Cícero, acontece a tradicional seresta da Nair Silva, já falecida, mas que também passa a ser lembrada nesta data por ter introduzido a comemoração. A seresta tem a participação de cantores da cidade.

O show de fogos começa à meia-noite, acompanhado do corte do bolo das netas adotivas do Padre Cícero, show de fogos, com distribuição de caldo aos participantes. Esse é um dos momentos em que pessoas de vários bairros da cidade participam dos festejos. No dia 20, às 6 horas, acontece a tradicional missa do Padre Cícero, no largo do Socorro, com a presença de milhares de romeiros.

Esse é o momento de maior participação de fiéis de diversas cidades nordestinas, que vêm ao Juazeiro na data para rezar e pagar suas promessas. Na praça haverá distribuição, às 7 horas, de 2 mil caldos, pela Secretaria de Assistência Social, e a apresentação de grupos de tradição. Os 15 grupos de tradição, distribuídos nos sete dias de festejos, fazem parte de um trabalho de parceria entre a Secretaria de Cultura, o Sesc e o centro de Cultura Popular Banco do Nordeste (CCBN).

Outros debates serão realizados com o Tríduo do Padre Cícero, aberto no próximo dia 20. As palestras estarão centradas nos temas Padre Cícero e beata Maria de Araújo, além de outros influentes religiosos, como o Padre Ibiapina, que será mencionando na abertura dos trabalhos, no Círculo Operário São José, ao lado da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Abordará a temática a irmã Annete Dumolin, com mesa presidida pelo professor Océlio Teixeira, da Universidade Regional do Cariri (Urca). Este ano, a tradicional Corrida Padre Cícero também entra na sua 31ª edição. A competição será disputada no dia 24, data que marca o aniversário, e faz parte do calendário oficial da Federação Cearense de Atletismo. O percurso será de 15 quilômetros, com largada da praça da Sé, no Crato e a chegada na praça Padre Cícero.

Este ano o percurso da corrida volta a passar pela Rua São Pedro, onde na praça da Prefeitura, será dada largada para as crianças e os cadeirantes.

O prazo para as inscrições se estende até o dia 23 de março, através do site da Prefeitura, ou no Ginásio Poliesportivo, a partir das 8 horas. Já estão confirmadas as presenças de atletas dos estados Piauí, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Bahia e os da região do Cariri.

Meta é destacar data em todo o Nordeste
O dia 24 é a data do homem mais importante da cidade, afirma o secretário de Cultura e Romaria do município, Wellington Costa. Ele diz que há o intuito de divulgar mais ainda a data, para que esse momento se transforme num grande acontecimento para o Nordeste. "Afinal, estamos falando da personalidade mais importante de Juazeiro do Norte", destaca o secretário.

Neste ano, um grupo de fiéis sairá do Centro Social Urbano (CSU) para o encontro com os integrantes da Procissão das Flores, às 16 horas. O evento foi iniciado pela Sociedade Padre Cícero e completa 60 anos de realização. A saída oficial acontece da própria sociedade, no Centro de Juazeiro.

A procissão segue, com o carro-andor e a imagem do Padre Cícero, em direção ao Largo do Socorro. No encerramento, os fiéis depositam as flores no túmulo e oratório do sacerdote.

O ciclo de palestras que acontecerá durante a semana será iniciado na terça-feira próxima, com o tema "O Sertão se fez homem e habitou entre nós", com o professor, José Genildo de Sousa, com continuidade no dia 20, no Memorial Padre Cícero, às 8 horas. No local será proferido o tema "o Juazeiro das Promessas e as Promessas de Juazeiro - Pequenas Reflexões Antropológicas", com Thiago Zanotti Carmini Carminati, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesse mesmo dia, às 19h30, acontece o Tríduo de Estudos Sobre o Padre Cícero, no Círculo Operário São José.

Memorial
No dia 21, será exposto o tema "Padre Cícero nas Canções", com o professor Paulo Leitão, mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no Memorial.

À noite, "Padre Cícero, os Beatos e as Beatas" será exposto pelo professor Renato Dantas, com a coordenação de Océlio Teixeira. As palestras seguem no dia 22, pela manhã e à noite, e serão encerradas no sábado, dia 23, pela manhã, no Memorial.

Mais informações
Secretaria Municipal de Cultura e Romaria
Rua Santo Agostinho, S/N
Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512.3380

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis