Crato (CE): Tradição da festa de Judas neste ano elege Silas Malafaia

Com 4.300 votos neste ano, o personagem que mais incomodou a população cratense foi o pastor Silas Malafaia, o Pastor Homofóbico, segundo eleitores cratenses.

Devido ao seu posicionamento supostamente preconceituoso em relação aos homossexuais, o pastor, que também é deputado federal, foi eleito para ser o Judas do Crato.

Os concorrentes ao título foram o senador Renan Calheiros, que recebeu 3.817 votos, as drogas, com 1.804, em terceiro lugar, com 1.338, o Doutor Picaretonio Obra Lerda, seguido pela usina hidroelétrica de Belo Monte,1.263. Após a eleição democrática, a declaração do resultado aconteceu no último dia 9.

Agora, para simbolizar a recusa do povo, será confeccionado um boneco de três metros de altura. A obra é do artista plástico Everardo Oliveira.

Silas Malafaia, que é pastor da Assembleia de Deus, tornou-se notório em todo o País, quando através de suas pregações, tem destacado sua opinião aos homossexuais. Em entrevista a revista Veja, no ano passado, disse que ter uma "opinião não significava homofobia".

Já no próximo dia 30, sábado de aleluia, com a participação de artistas populares, bandas cabaçais, grupos de caretas e da sociedade, acontecerá o cortejo, que seguirá pelas principais ruas da cidade até chegar ao Centro Cultural do Araripe, onde é realizado o tradicional roubo ao sítio do Judas.

A malhação do Judas do Crato é um dos eventos tradicionais da cultura local. A festa acontece de forma espontânea, em vários bairros da cidade. A mais antiga é a da comunidade Sagrada Família. Na Reffsa, a expectativa é que mais de 8 mil pessoas compareçam para presenciar a leitura do testamento feito em versos de cordel e a explosão do boneco. Logo após o ritual, serão oferecidas apresentações de bandas de forró pé de serra.

Há 13 anos, a Sociedade Cariri das Artes realiza a Malhação do Judas, como forma de fortalecer a democracia e a participação popular. Por isso, mantém características educativas, entre elas, a discussão de problemas sociais, eleição pelo voto popular e valorização das tradições culturais regionais.

A manifestação envolve artistas, companhias teatrais, de circo e dança. Ainda na primeira edição, a malhação foi planejada para abordar os aspectos políticos e sociais que não satisfazem a comunidade.

Em 2001, objetivando alertar para os riscos e contribuir no combate à dengue, que na época se alastrou violentamente nas comunidades, especialmente na periferia, a população elegeu o Dr. Mosquito Dengoso. Mas, outros temas como a defesa da paz, que elegeu o personagem Bush- Filho do capitalismo e da besta-fera, uma reflexão sobre a violência nas suas variadas formas, simbolizada pelo "Mostro da Violência" e problemas como "A crise da transposição do Rio São Francisco", também já foram abordados pelo evento.

De acordo com os organizadores, entre os reflexos, a festa apresenta resultados positivos no processo de aprendizagem dos participantes com relação a questões de saúde pública, qualidade de vida, segurança e política.

Alcance
A malhação do Judas tem um forte alcance histórico e cultural. A manifestação de caráter sacroprofano visa fortalecer a tradição realizada no Crato desde o início do povoamento da região do Cariri.

A festa tenta despertar as novas gerações para a importância da preservação e difusão das manifestações populares, como peças imprescindíveis ao resgate da autoestima, potencialização dos laços afetivos e descoberta da memória histórica da comunidade, além de contribuir para a construção da identidade cultural própria, fundada nos valores étnicos, culturais e estéticos formadores do povo caririense e nordestino.

Neste ano, diferente das edições anteriores, o evento realizado pela Sociedade Cariri das Artes não vai contar com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o dramaturgo e coordenador da Malhação do Judas, Cacá Araújo, a manifestação é importante para manter a memória do povo.

Sem o investimento, ele conta, emocionado, que precisou sacrificar seu salário de professor para promover a festa, que tem custo total de R$15 mil.

Tradicional
4 mil e trezentos votos elegeram o pastor Silas Malafaia como Judas do Crato, em festa tradicional celebrada pelos católicos que acontece no sábado de Aleluia

Mais informações
Cia. Brasileira de Teatro Brincante
Sociedade Cariri das Artes
Endereço: Rua Monsenhor Assis Feitosa, 508
Centro
Crato (CE)
Telefone: (88) 3523-7430

YACANÃ NEPONUCENA
COLABORADORA 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis