Crato (CE): Artistas querem fixar em 2% valor do orçamento para cultura

Um abaixo-assinado servirá como base para a apresentação de um projeto de lei popular para que 2% do orçamento do Crato seja destinado para políticas públicas da cultura. A iniciativa é de um grupo de artistas locais que vêm se mobilizando em torno da cultura desde o processo eleitoral quando os quatro candidatos a prefeito foram convidados para assinaram um manifesto em defesa da cultura. Na oportunidade todos assinaram o manifesto.

Passado o processo eleitoral teve início o abaixo-assinado com recolhimento de assinaturas para um projeto de iniciativa popular destinando 2% do orçamento para a cultura. O projeto consiste na defesa da cultura como política pública essencial, determinando a criação de um sistema de editais. “A nossa ideia é fazer com que os gestores pensem a cultura como política pública permanente e não apenas como entretenimento ou realização de festas e eventos”, avalia o artista plástico Alexandre Lucas, um dos idealizadores do movimento.

Segundo Alexandre, a ideia de priorizar cultura não é um pensamento que surgiu no Crato, mas é fruto de uma série de discussões de âmbito nacional via as conferências de cultura, fóruns nacionais de diversidade cultural que vêm amadurecendo a proposta de que a cultura deve ser uma política pública permanente e não pontual.

A proposta dos artistas cratenses contempla a ideia que a cultura é uma política de entretenimento, garantindo para a população equipamentos funcionando em condições adequadas. Dentro da proposta a ser apresentada inclui ainda que os artistas beneficiados com recursos para produção e circulação de seus trabalhos dêem um retorno à sociedade. “Queremos uma galeria de arte na cidade e um teatro que tenha condições técnicas de atender às companhias que veem a cidade”, afirma. A campanha está nas redes socais e a cada dia mais pessoas aderem ao manifesto. Segundo Lucas até março o projeto será dado entrada na Câmara Municipal. Quanto à expectativa com relação ao novo secretário de cultura do Crato, Alexandre diz que há especulação em torno de nomes mas nada concreto. “O que nos interessa e será bom para a cultura é que o próximo gestor seja uma pessoa com trânsito entre os artistas e entenda de cultura”, avalia.

Entenda a notícia
Artistas e formadores de opinião da cidade esperam que a nova gestão municipal se volte ao tema e possa atender às reivindicações relacionadas a criação de uma politica pública destinada à área cultural.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis