Colóquio discute implantação da Região Metropolitana do Cariri

O Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca) promove o “II Colóquio Sociedade, Políticas Locais e Desenvolvimento Sustentável” que, segundo a professora Valéria Pinheiro, do curso de Economia e coordenadora do evento, pretende abrir o diálogo com temas fortemente relacionados com a Região Metropolitana do Cariri. Ela diz que a proposta é “pensar a economia numa perspectiva interdisciplinar, valorizando seus aspectos sociais, sua contribuição para a transformação da sociedade e construção de novo paradigmas de desenvolvimento”.

A Universidade pretende, segundo a professora Valéria, após o colóquio, em janeiro próximo, abrir um debate com os novos prefeitos e vereadores eleitos sobre a importância da estruturação da RMC. Valéria defende que a Urca deve ter um importante papel nessa formação, pois tem pessoal especializado e pode contribuir com a efetivação de diversas políticas para que a ideia da RMC se concretize.

Segundo a educadora, apesar de a Região Metropolitana do Cariri estar criada, sua implantação é um momento em que a sociedade deve de fato “sentar e ver qual a identidade dessa região, para não importarmos modelos de fora para cá”.

O que é
Identidade para a professora é o conjunto dos valores que tem na região, como a relação entre municípios que nem sempre é harmônica, a cultura como valor fundamental, e outros aspectos da região que devem ser trabalhados.

“Outra questão é fazer com que a RMC saiba como distribuir o crescimento econômico e desenvolvimento de forma ordenada e não apenas fortalecer os municípios do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), por exemplo. Essa é uma das preocupações do colóquio e das discussões”, afirma.

O colóquio é formado por palestras, mesas, redondas, mostra de filmes, apresentações culturais, comunicações cientificas e exposições e segue até hoje. Cerca de 400 pessoas vem participando dos eventos do colóquio, no Campus do Pimenta, em Crato.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis