Professores e alunos de universidades estaduais fazem protesto

Com palavras de ordem, batucada e cartazes, cerca de 600 professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (Urca) fizeram uma manifestação em frente ao Palácio da Abolição, ontem, para reivindicar melhorias para as instituições.

A audiência com o governador, para expor os pontos de pauta dos sindicatos de professores, que tinha sido marcada para ontem, precisou ser adiada para o dia 13, pelo fato de o governador Cid Gomes estar em Brasília.

Ontem, uma comissão de nove professores e um aluno foi recebida pelo secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, quando foi marcada, através de ofício, a audiência com Cid.

Reivindicações
Segundo presidente do Sindicato de Docentes da Uece (Sinduece), Epitácio Macário, as principais reivindicações dos professores são a realização de concurso para professor efetivo e servidores, a equiparação salarial de efetivos e substitutos, a regulamentação do Plano de Cargos e Carreiras e a implantação de políticas de assistência estudantil.

Conforme o diretor do Sinduece, Eudes Baima, existe uma carência de 354 professores naquela universidade. Só na UVA, a carência é de 180 profissionais, segundo a professora do curso de Geografia, Aldiva Sales.

Já na Urca, de acordo com a diretora do Sindicato dos Docentes da Urca, Zuleide Queiroz, o semestre em curso deverá ser interrompido pela falta de professores. A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uece, Sara Ortins, também ressalta a falta de estrutura dos cursos dos campi de Fortaleza.

Registros
De acordo com o vice-reitor da Urca, Patrício Melo, não há registros de que a universidade possa parar pela falta de professores. Quanto à ausência de um ginásio, ele esclarece que o mesmo está em fase de conclusão.

O Reitor da Uece, professor José Jackson Coelho Sampaio, afirma que todas as principais questões levantadas já estão com as negociações ocorrendo, citando, como exemplo, o concurso público para professor efetivo, que já se encontra em fase de realização.

Conforme explica, são, ao todo, 76 vagas decorrentes de exonerações e óbitos entre janeiro de 2007 e julho de 2012. "As inscrições já começaram e 852 candidatos de todo o Brasil já estão inscritos", destaca.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis