Crato (CE): Produção de flores garante renda para agricultores

A produção de flores tornou-se fonte de renda para agricultores na cidade do Crato. O agricultor José Bonifácio da Silva vivia da produção de carvão vegetal e da colheita de pequi até investir no cultivo de flores. Atualmente, nove anos depois, ele colhe, em média, 500 pacotes de flores por semana.

"Era uma atividade muito difícil na nossa região. Hoje temos experiência e espero que a gente produza mais'', diz Silva. Ele cultiva em estufas de 400 metros quadrados cada em uma área de 2 hectares.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) o projeto de produção e rosas, gérberas, folhagens e flores já beneficia 10 produtores de base familiar. A estimativa é de que haja crescimento de 30% nas vendas para a próxima estação e o faturamento mensal para o último trimestre deve girar em torno de R$ 10 mil. ''Aumenta consideravelmente a produção e consequentemente os lucros'', diz Elcileide Mendonça, gerente regional da Ematerce no Cariri.

Quase metade das estufas da área estão em produção e, a expectativa é de que até o fim do ano todas estejam em funcionamento. As flores se adaptam facilmente ao semiárido. "Como na Serra do Araripe, o microclima é bastante específico. A temperatura e a luminosidade intensa ajudam na produção de flores'', diz o engenheiro agrônomo, Juscelino Alves.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis