Crato comemora 159 anos de elevação à cidade

O município de Crato comemora hoje 159 anos de elevação à categoria de cidade. Além dessa efeméride, de acordo com o memorialista Humberto Cabral, Crato comemora também a data de instalação do município, em 21 de junho de 1764, como Vila Real. “Antigamente, as vilas, municípios, só passavam a cidade depois de se desenvolverem e isso se deu em 17 de outubro de 1853”, afirma Cabral.

Atualmente, Crato é a segunda maior força econômica do Cariri, ficando atrás apenas de Juazeiro do Norte. Tem no comércio sua força, juntamente com a agricultura, principalmente a de base familiar. Devido a sua arquitetura antiga e suas belezas naturais é tida como uma das mais belas cidades cearenses, berço da cultura e da história regional.

Da Chapada do Araripe saem muitas das belezas da cidade, que é conhecida nacionalmente também, por conta da Exposição Centro-Nordestina de Animais e produtos Derivados (Expocrato) responsável por movimentar a economia regional no mês de julho. Crato é a terra onde nasceu padre Cícero Romão Batista e onde se deu uma das experiências mais significativas de comunidade messiânica no Sertão, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, organizado pelo beato José Lourenço.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis