Barbalha (CE): Agricultores fazem Curso de Beneficiamento de Frutas e Hortaliças

Agricultores da Agricultura Familiar dos sítio Macena, Santo Antônio, Coité, Boa Esperança, Monte Castelo da região do Distrito de Arajara e Distrito Estrela, estiveram participando do curso de qualificação em processamento e beneficiamento de frutas e hortaliças minimamente processadas. Cerca de 30 agricultores estiveram participando do referido curso, na sede da Associação dos Pequenos Produtores do sítio Coité e, foi aplicado durante dois dias; sexta- e sábado-12 e 13.

Técnicos da Secretarias do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará estiveram ministrando o curso, sob a Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate a Pobreza Rural (CODET) e Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), com as parcerias da FETRAECE, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, e da SDA - Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário.

Os agricultores participantes do curso receberam todas as instruções concernentes, as práticas como devem ser processado minimamente cada produto desde o seu manuseio, o descascar, o corte, e o armazenamento, até a embalagem final para comercialização.

Todo processo aplicado dentro das técnicas e padrões para que os produtos cheguem ao consumidor, com higiene, qualidade e durabilidade, como também agregando valor ao produto final.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Município de Barbalha, José Elismar, esteve acompanhando a aplicação do curso, e disse da importância da qualificação e capacitação que os agricultores receberam. “É de fundamental importância na promoção do conhecimento correto de como processar minimamente todos os produtos da Agricultura Familiar, hoje é uma realidade nossos agricultores se capacitando e vendo a importância do beneficiamento dos nossos produtos”. Os agricultores participantes do curso receberam certificados.

Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, além dos agricultores participantes do curso e convidados receberam todo apoio logístico por parte dos diretores da Associação dos Pequenos Produtores daquela região. O presidente Francisco Antônio Bernardo (NOVO), inclusive agradeceu as ações que os Governos Estadual, Federal e Municipal vêem realizando pelos pequenos agricultores naquela comunidade rural e o apoio que o secretário Elismar tem oferecido aos pequenos agricultores.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis