Mauriti (CE): Moradores de comunidade rural se unem para economizar água

Em uma área rural ao sul do Ceará, Macambira, no município de Mauriti, os moradores vivem de forma simples e se orgulham em como tem acesso à água limpa, potável e disponível 24 horas por dia. A água é captada por um poço perfurado há 10 anos pelo Governo do Estado, são 100 mil litros de água diária, o suficiente para abastecer toda a comunidade com mais de 200 famílias.

— O hidrometro é instalado nas casas, e é ele que mede o consumo de cada família, e consequentemente de toda a comunidade. Em reuniões realizadas mensalmente pelos moradores, eles dicidem o valor das tarifas e o valor da operação, ou seja, o custo da conta de água por residência — explica Tiago Pereira, técnico social do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Ceará (Sisar).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa com acesso a apenas 5 litros de água por dia não consegue atender nem o consumo próprio e muito menos a higiene íntima. Já com uma média diária de 20 litros por pessoa garante apenas o consumo próprio. Para atender a todas as necessidades de um ser humano no consumo de água são necessários 100 litros de água por dia. Por isso, é importante se conscientizar sobre o uso desse bem tão precioso.

O exemplo de Macambira é apenas uma experiência que demonstra como os cearenses estão lidando com o problema da seca da Região Nordeste. E, por isso, eles colocaram em prática diversos métodos de controle e uso racional da água. A participação dos moradores foi fundamental para reduzir o desperdício na comunidade.

Presidente da Associação de Moradores de Macambira, José Iran Gonzaga explica como a comunidade trata o consumo de água:

— O que cai do céu é chuva, mas água potável que vai para as nossas casas tem um custo, e não é barato. Por isso, nós procuramos fazer de maneira consciente (uso da água) e dividir a conta de maneira adequada entre os moradores da comunidade.

Fonte: Como Será/Globo.com

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis