Crato (CE): Conselho Municipal de Assistência Social define novos conselheiros para o biênio 2015-2017

O quadro de membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do município do Crato se encerrou completando o biênio 2013-2015. Um fórum, realizado ontem, 24, na Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) elegeu os novos conselheiros que irão atuar nos próximos dois anos.

Participaram representantes do CMAS, a titular da SMTDS, Elisangela Rodrigues, entidades, trabalhadores da área da assistência social e usuários dos serviços. Foram eleitos os representantes de entidades, trabalhadores e usuários.

Os representantes das entidades são da SOAFAMC (Sociedade de Apoio a Família Carente) e Abrigo da Velhice Abandonada JESUS MARIA JOSÉ, sendo os titulares. Eles foram escolhidos pelas representações das próprias entidades.

Dos trabalhadores foram titulares: Sabrina Rodrigues e Wanderson Cavalcante; suplentes: Ana Ernestina Oliveira e Willian Rodrigues. De usuários serão titulares: José Rodrigues Castro e Celi Barbosa Tavares; e suplentes: Tereza de Jesus Silva e Alzira Vieira Cruz

Saiba mais sobre o CMAS
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sócio assistenciais estatais e não estatais no Município. A criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social – Lei nº 8.742/1993.

Os conselhos estão vinculados ao órgão gestor da assistência social, que deve prover infraestrutura garantindo recursos materiais, humanos e financeiros, conforme estabelece o parágrafo único do art. 16 da LOAS, com suas alterações da Lei nº 12.435/2011. Os representantes do governo nos conselhos devem ser indicados e nomeados pelo respectivo chefe do Poder Executivo, sendo importante incluir setores que desenvolvam ações ligadas às políticas sociais e econômicas como Assistência Social, Saúde, Educação, Trabalho e emprego, Finanças e Planejamento.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis