Juazeiro do Norte inaugura maior fórum do Interior

Este município passa a contar, a partir de hoje (28), com o maior fórum trabalhista do Interior e segundo maior do Estado. O equipamento, que recebe o nome de Desembargador do Trabalho Paulo da Silva Porto, possui uma área total de 4.700 metros quadrados, e vai abrigar as três varas do trabalho da Região do Cariri, sendo duas de Juazeiro do Norte e a vara do Crato. O fórum deverá receber, ainda, uma quarta unidade da Justiça do Trabalho.

Juntas, as três unidades da Justiça do Trabalho resolvem conflitos trabalhistas de 26 municípios da região e são responsáveis por uma das maiores movimentações processuais do Estado. Em 2014, as varas receberam mais de 2.700 processos para julgar. O prédio foi construído no bairro São José, próximo ao triângulo que atende as três cidades de maior expressão do Cariri. A obra custou R$ 5,2 milhões.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, considera que o Fórum representa um marco, ficando "marcado na história da Justiça do Trabalho no Ceará".

Com obras iniciadas em 2013, ainda na gestão da desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar, Tarcísio Lima lembra que a obra é fruto de uma "continuidade administrativa que só traz ganhos para o Poder Público e para os jurisdicionados".

Melhor distribuição
Para o presidente do TRT-CE, a concentração dos serviços das três varas do trabalho em um único prédio facilitará a vida de empregados, de empregadores e de advogados da região, além de propiciar uma melhor distribuição dos processos novos entre as varas, reduzindo prazos e julgamentos.

O magistrado avalia que, com as novas instalações, as despesas de manutenção serão reduzidas e haverá um melhor aproveitamento do quadro de servidores.

O segundo maior fórum trabalhista do Estado é também um dos primeiros do país a possuir equipamentos que permitem o uso racional dos recursos naturais, como sistema de captação de águas pluviais, central de ar-condicionado inteligente, iluminação com sensores de presença no estacionamento e telhas de alumínio termoacústico.

Acessibilidade
O fórum trabalhista do Cariri possui ainda espaços ergonômicos, vagas exclusivas para bicicletas e carros elétricos, além de coleta seletiva de lixo.

De acordo com o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, a Justiça do Trabalho do Ceará decidiu assumir a responsabilidade de ser um referencial em edificação sustentável na Região do Cariri, servindo como fato gerador para a execução de novas obras públicas ou privadas, seguindo padrões semelhantes.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis