Barbalha (CE): Fórum da Economia Solidária debate assuntos da classe trabalhadora

Às 09 horas da manhã desta quarta-feira, no Parque da Cidade Governador Tasso Ribeiro Jereissati, foi aberto o Fórum da Economia Solidária e Turismo Rural de Barbalha, com a participação da Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, Agropolo Regional, representações bancárias, União das Associações de Barbalha (UNAB) e vários outros segmentos representativos da sociedade barbalhense e regional.

Nas tendas armadas no interior do Parque da Cidade Governador Tasso Ribeiro Jereissati, houve grande movimentação com a exposição de produtos que vem da agricultura familiar, comidas típicas da culinária regional, cordéis de autoria de poetistas barbalhenses, como também artesanato em madeira, couro, barro, metal, palha de banana e outros materiais que são reaproveitáveis nas mãos dos habilidosos artesãos.

Grupos representando as instituições parceiras acima já citadas debateram assuntos que são de grande importância para melhorar, qualificar, ampliar e solidificar a cadeia produtiva da agricultura familiar e o turismo rural de Barbalha e da região, e com isso tornar esse projeto cada vez fortalecido no campo como fonte geradora da produção que faz parte da mesa da família e na cidade o foco é ser sustentável na venda dos produtos.

Com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, o evento também contou com apresentações artísticas de Cássia Santos, uma garota de seus 10 anos de vida talentosa e de futuro promissor artisticamente, e ainda da dupla sertaneja barbalhense Edson e Bruno, jovens que tem se destacado no cenário artístico de Barbalha.

Em se tratado de um encontro da agricultura solidária, foi colocado em pleno funcionamento o engenho de rapadura, com muita gente saboreando o caldo de cana-de-açúcar geladinho, mel a rapadura e outros produtos extraídos da cana de açúcar. O Fórum da Economia Solidária e Turismo Rural de Barbalha aconteceu das 09 às 14 horas, realização da UNAB – União das Associações de Barbalha, com apoio da Administração Pública Municipal. Secretários municipais e vereadores também prestigiaram o evento.

O Presidente da UNAB, Francisco Antônio Bernardo (NOVO), pelo Agropolo, Romão França, pela Ematerce, Antônio Vilário, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, Francisco Sérgio Pereira da Silva, e pela cultura popular a poetisa, Lindicassia Nascimento, todos avaliaram o evento como muito proveitoso em todos os sentidos, importante e fortalecido com a troca de experiências, as opiniões, as idéias, as sugestões e as proposições apresentadas, que em resumo final enaltecer significativamente o Fórum da Economia Solidária e Turismo Rural.

SILVA NETO
REPORTAGEM E FOTO

Fonte: Diário do Cariri



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis