Crato (CE): Projeto do Museu de História Natural já conta com terreno

A proposta de criação do Museu de História Natural do Araripe deverá ganhar corpo com a doação de um terreno, por meio da Prefeitura do Crato, para a Universidade Regional do Cariri (Urca), vizinho ao Parque Estadual do Sítio Fundão. O projeto que já vem sendo pensado há vários anos, pela universidade, insere áreas de estudos da fauna e flora nativa, além dos fósseis. O museu deverá abrigar espécies raras de peixes, plantas e aves endêmicas, a exemplo do soldadinho-do-araripe.

Os estudos irão favorecer principalmente a área de zoologia, conforme o coordenador do laboratório de Paleontologia da Urca, Álamo Feitosa, um dos setores que será transferido para o novo espaço. Segundo o reitor em exercício da Urca, Patrício Melo, no momento a proposta reside em assegurar o espaço, por meio da administração local, um terreno de cerca de 50 por 100 metros, e buscar recursos por meios de órgãos de fomento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Conforme o professor Álamo, o museu tem uma grande relevância, principalmente por abrir espaço para ampliar as pesquisas em áreas que têm projetado bastante a região, como a paleontologia, pela riqueza fossilífera e deter em seus espaços vários holótipos. Na área do Araripe o carro-chefe. Atualmente, estão em estudos diversas espécies de insetos, lagartos, escorpiões, entre outros.

Proteção
Para Álamo, esse museu dará um suporte, principalmente, no contexto educacional e de conscientização, além da proteção de toda a área. Com isso, será criada uma área de visitação, conforme o coordenador, nas proximidades do parque, gerando também impacto junto à população que reside na área de entorno do Fundão.

Isso faz com que haja um reforço, para que novas indústrias não se instalem na área e possibilite uma área autônoma, com a finalidade de promover a ciência, com estudos e pesquisas, além da conscientização, ressalta o professor.

A parte da arquitetura, de acordo com o professor, também ficará a cargo da prefeitura local, de acordo com proposta da universidade. Outro grande projeto, já resultante do museu, será a criação de um instituto de biotecnologia do Cariri, que funcionaria bem ao lado do museu.

Álamo Feitosa lembra que atualmente a Urca se destaca com a maior coleção de zoologia do Nordeste, com mais de 8 mil espécies de répteis, anfíbios e peixes. Com a coleção de paleontologia, a possibilidade de passar de 30 mil peças. "A gente agora necessita de espaço para abrigar esse material e as espécies e montar uma estrutura adequada", avalia o professor.

Ideia
Para o reitor em exercício, Patrício Melo, atualmente a administração está enfrentando esse novo projeto, mas a ideia é antiga. Segundo ele, o equipamento está previsto nos documentos de fundação, no regimento, e vem funcionando em três núcleos separados e se inserem nos laboratórios de paleontologia, botânica e zoologia da Urca. Nos últimos 10 anos, conforme lembra, houve uma intensificação das pesquisas nessas áreas, com um acervo considerável.

Após uma reunião com a coordenação do Mestrado de Bioprospecção Molecular da instituição, Álamo Feitosa, representantes da câmara municipal do Crato e administração municipal, e foi solicitada a doação de um terreno. "Há uma identidade absoluta com o tema e prontamente fomos atendidos", ressaltou. Os aspectos finais para elaboração do projeto de construção estão sendo avaliados e os recursos estão sendo capitaneados por meio de edital do Finep.

Conforme Patrício, naturalmente o Governo do Estado terá a sua participação, seja por meio do orçamento da universidade, eventualmente aportando os recursos necessários. "Estamos satisfeitos porque é um equipamento que ocupará um centro de visitantes", diz.

A importância do sítio Fundão é também destacada pelo reitor, como unidade de proteção integral, em que não poderá ter maiores impactos dentro da unidade. Portanto, o centro de visitação integraria à comunidade. Os visitantes e pesquisadores que vão trabalhar a diversidade da Chapada do Araripe e abrigará laboratórios de zoologia, botânica e paleontologia. A meta proposta para iniciar o projeto, em virtude do ano eleitoral, será em 2015. Com isso, a expectativa é que haja, ainda, um avanço do segmento de turismo científico, na regiãop que já vem atraído grande número de visitantes, a partir do Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri.

Mais informações
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Rua Cel. Antônio Luis, 1161
Pimenta - Crato
Fone: (88) 3102.1213

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis