Copa 2014: Capital vive dia atípico ao sediar Mundial

Fortaleza viveu, ontem, um dia atípico. Em plena terça-feira, as ruas do Centro da Capital ficaram vazias. E, apesar da cidade estar cheia de turistas que vieram acompanhar o jogo entre Brasil e México pela Copa do Mundo, o comércio fechou, decepcionando os que buscavam conhecer um pouco do artesanato e da cultura local. Durante a manhã, turistas chegavam a todo instante ao Mercado Central, a pé e de táxi, para fazer compras. Entretanto, se depararam com as portas fechadas. Próximo dali, no Centro de Turismo do Ceará (Emcetur), sobraram reclamações por causa do movimento fraco.

"As pessoas chegam e só querem saber de beber e ir às praias. Cadê o city tour? É inadmissível o turista chegar e não conhecer a cidade. A gente precisa vender para sobreviver, mas como sobreviver desse jeito, se só fazem Copa para os ricos?", questiona o vice-presidente da Associação dos Lojistas do Centro de Turismo do Ceará.

A queixa é a mesma de João Lima, 65, comerciante há 20 anos. Ele comenta que o movimento durante o Mundial está bem menor do que geralmente é neste período, que já seria época de férias. "Apesar de ter muita gente na cidade, o movimento diminuiu bastante. Os turistas não vêm para as compras, o interesse deles é todo na Copa".

Fechado
A rendeira Quitéria Rita da Silva, 63, de Pernambuco, ficou decepcionada ao encontrar o Mercado Central fechado. Ela, que se programou para ir embora hoje, já cogita ficar mais tempo para aproveitar melhor a estadia em Fortaleza. Na Praça do Ferreira, o cenário estava bem diferente do habitual. Com o comércio todo fechado, apenas mototaxistas e poucas pessoas circulavam pelas ruas.

Contrapondo o fraco movimento do Centro, na Praia do Futuro e no Aeroporto Internacional Pinto Martins, foi intenso o fluxo de pessoas, sobretudo de mexicanos e turistas brasileiros de outros estados que vieram assistir ao jogo de ontem. Às 9h30, o saguão do aeroporto ficou tomado por mexicanos. Um grupo chegou a jogar futebol com uma bola gigante do Brasil.

A maioria, porém, chegou de manhã e já iria embora de noite para outras cidades-sede do Mundial, acompanhando a seleção. É o caso da estudante mexicana Geovana Gonzales, 20, que veio acompanhada da mãe assistir o jogo entre Brasil e México, no Castelão. Ainda na noite de ontem, elas seguiram para Recife, próxima cidade que receberá jogo da seleção mexicana.

Já o administrador Rodrigo Silva Júnior, 36, de Belém, no Pará, chegou acompanhado do filho e da esposa. Eles também retornaram assim que terminou o jogo.

LUANA LIMA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis