Falta de manutenção em estradas causa acidentes constantes na região do Cariri

Buracos, risco iminente na pista e acidentes propensos a acontecer, fora os já registrados. Essa realidade tem sido a principal avaliação dos que trafegam pela BR 116, em trecho próximo a Brejo Santo, entre este Município e Milagres. Com cerca de dois anos de utilização do novo asfaltamento, acerca de oito quilômetros da cidade, verdadeiras crateras se abrem no asfalto, numa das estradas mais movimentadas do Brasil, ligando o Nordeste ao Sul e Sudeste.

Depois de intensas reclamações para que o asfaltamento do trecho fosse concluído, os motoristas falam da má qualidade do serviço deteriorado em tão pouco tempo. No último dia 15, um dos acidentes já registrados no local aconteceu à altura do quilômetro 490 da BR 116, nas proximidades de Brejo Santo. A rodovia também atravessa cidade. O trecho está bastante danificado na sede e os cuidados têm que ser redobrados pelos motoristas que atravessam o local.

Outro parte bastante danificada é na BR 230, a extinta Transamazônica que liga o Norte ao Nordeste do País, indo até Cabedelo na Paraíba. É justamente no percurso entre as cidades de Farias Brito e Várzea Alegre que o problema da buraqueira se agravou com as chuvas. Um trecho de 36 quilômetros está colocando em risco a vida dos condutores. Em 30% do percurso a situação se agrava.

A última reforma na estrada aconteceu no ano passado, mas depois das chuvas os estragos voltaram em alguns trechos. Segundo a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito (Dnit), há um contrato vigente para a restauração da rodovia, porém a empresa executora chegou a falir. Com isso, o órgão vem agilizando os trâmites necessários para a contratação de nova empresa. Mas ainda não há previsão de quando a recuperação deverá acontecer. Esse trecho é um dos mais prejudicados nos últimos anos, mesmo após a recuperação da estrada, para em pouco tempo se deparar com problemas da mesma ordem.

Prejuízos
O acidente causado em Brejo Santo chegou a prejudicar o tráfego de veículos por várias horas e por pouco não deixou uma vítima. O motorista da carreta, segundo relatos da Polícia Rodoviária Federal, tentou desviar de um buraco no meio da pista. O pneu do veículo estourou e o condutor perdeu o controle.

O veículo que vinha do Rio Grande do Sul em direção ao município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, ficou totalmente atravessado no meio da via, causando um congestionamento de mais de cinco quilômetros, nos dois sentidos da pista, por várias horas. Motoristas reclamavam da qualidade de um asfaltamento que em pouco tempo deixou o trecho da via intrafegável, expondo os condutores ao perigo de acidentes.

Riscos
Para os riscos reservados nas passagens precárias, não escapa nem quem está acostumado a passar pelo local. O motorista de transporte alternativo, Tiago Ângelo, diariamente faz o trajeto entre Brejo Santo e Juazeiro do Norte, levando passageiros.

Mesmo conhecendo os perigos da estrada, há cerca de um mês escapou ileso de um acidente. Ele chegou a capotar dentro de um veículo Celta que dirigia. Ângelo culpa o descaso com a estrada, que já deveria estar recuperada. "Por pouco não morri. Quando me deparei já estava em cima de um buraco e não deu para controlar o veículo", diz.

Quanto a esse local da estrada, o Dnit informou que no último dia 21, foi publicada a homologação do processo licitatório para a contratação da empresa que irá executar a reparação e conservação do trecho, numa extensão de 126 km. A previsão dada pelo órgão é que em até 30 dias a empresa já tenha realizado os serviços preliminares, que proporcionarão uma melhor trafegabilidade da via.

Essa mesma área chegou a ser interditada num protesto de motoristas no ano de 2010. Eles exigiam o término da obra e o fim do desvio existente no local.

Na CE-561, criada em 2012, o trecho entre o Crato e o distrito de Santa Fé, na cidade cratense, encontra-se ainda sem prazo para receber uma nova pavimentação, já que o asfaltamento é praticamente inexistente no local e a estrada não possui nenhum tipo de sinalização.

Um dos principais entraves para ocorrer a recuperação de um trecho de 12 km é a licença ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Outra que se encontrava com o mesmo problema, só que se arrasta há mais tempo, desde 2010, é a CE - 292, a mais movimentada da região, que abrange o trecho entre Juazeiro do Norte e Campos Sales. A via mais prejudicada é entre Nova Olinda e Crato.

Mais informações
Dnit-CE
Av. Deputado Paulino Rocha, 281
Bairro Cajazeiras
Telefone: (85) 3295.4082

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



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